Métodos de custo adotados pela indústria farmacêutica e suas influências na decisão de promover um produto

Autores

  • Armando Bernardinelli Universidade Presbiteriano Mackenzie
  • Walter Miyabara Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Silvio Popadiuk Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

Os desafios da globalização e da integração estão pressionando os países e as empresas da América Latina, obrigando-os, cada vez mais, a reduzir custos para poder sobreviver ou para ampliar sua capacidade produtiva. As decisões gerenciais para desativar ou incentivar a venda de um ou outro produto estão baseadas, principalmente, na margem de contribuição e na margem bruta por produto, que sofrem sérias influências do método de custeio utilizado. Este artigo visa conhecer os métodos de custeio por absorção, custeio direto, custeio baseado em atividades (ABC), custeio baseado na teoria das restrições (TOC) e os reflexos da decisão de utilização de cada um deles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Armando Bernardinelli, Universidade Presbiteriano Mackenzie

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Walter Miyabara, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Silvio Popadiuk, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Publicado

2009-05-04

Edição

Seção

Apresentação