[ARTIGO RETRATADO] The influence of the social capital on business performance: an analysis in the context of horizontal business networks

Autores

  • Jayr Figueiredo de Oliveira

Resumo

Com base nos argumentos de Nahapiet e Ghoshal (1998), o presente artigo analisa a relação entre o capital social de empresários participantes de redes horizontais e o desempenho de suas empresas. Por meio de uma pesquisa com 218 empresários de 34 diferentes redes horizontais de empresas, verificou-se que o número de contatos de um empresário dentro da rede, a diversidade, qualidade das relações e a semelhança cognitiva influenciam positivamente o desempenho da sua empresa. Os resultados revelam ainda que empresários participantes de redes horizontais têm acesso a níveis altos de informações relevantes para seu negócio, a partir do capital social desenvolvido dentro da rede. A principal contribuição teórica do artigo é a confirmação da relevância do capital social do empresário para o desempenho de sua empresa, reafirmando no contexto das redes interorganizacionais estudos de Ahuja (2000), McFadyen e Cannella (2004), Smith, Collins e Clark (2005), Tsang (2005) e Liao e Welsch (2003). Como contribuição gerencial, os resultados mostram que gestores de redes horizontais podem criar mecanismos para estimular o desenvolvimento do capital social dos empresários, promovendo a criação e fortalecimento de laços, com consequências positivas para o resultado das empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jayr Figueiredo de Oliveira

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisador do Departamento de Administração, Análise e Tecnologia da Informação da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV)

Downloads

Publicado

2013-10-01