[ARTIGO RETRATADO] The influence of the social capital on business performance: an analysis in the context of horizontal business networks
Resumo
Com base nos argumentos de Nahapiet e Ghoshal (1998), o presente artigo analisa a relação entre o capital social de empresários participantes de redes horizontais e o desempenho de suas empresas. Por meio de uma pesquisa com 218 empresários de 34 diferentes redes horizontais de empresas, verificou-se que o número de contatos de um empresário dentro da rede, a diversidade, qualidade das relações e a semelhança cognitiva influenciam positivamente o desempenho da sua empresa. Os resultados revelam ainda que empresários participantes de redes horizontais têm acesso a níveis altos de informações relevantes para seu negócio, a partir do capital social desenvolvido dentro da rede. A principal contribuição teórica do artigo é a confirmação da relevância do capital social do empresário para o desempenho de sua empresa, reafirmando no contexto das redes interorganizacionais estudos de Ahuja (2000), McFadyen e Cannella (2004), Smith, Collins e Clark (2005), Tsang (2005) e Liao e Welsch (2003). Como contribuição gerencial, os resultados mostram que gestores de redes horizontais podem criar mecanismos para estimular o desenvolvimento do capital social dos empresários, promovendo a criação e fortalecimento de laços, com consequências positivas para o resultado das empresas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à RAM. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista de Administração do Mackenzie (RAM) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A partir de 01 de julho de 2015 a RAM adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a RAM endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto) como são o PLoS, eLife, Biomed Central, Hindawi, entre outros.
4. A RAM poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na RAM (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.