A gestão de competências e a obtenção de vantagem competitiva sustentável em organizações bancárias

Autores

  • Carla Patricia Bahry Universidade Federal de Santa Catarina
  • Suzana da Rosa Tolfo Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Um dos principais desafios atuais às organizações é a manutenção no mercado com vantagem competitiva sustentável. A identificação de competências essenciais e a gestão de pessoas com base nas competências vêm se apresentando como uma forma de conseguir diferenciação de produtos e serviços ante a concorrência. Este artigo aborda conceitos relativos ao desenvolvimento e potencialização dos conhecimentos, habilidades e atitudes (competências) voltadas para o trabalho de funcionários. O foco do estudo está em organizações bancárias, dado que elas passaram por profundas transformações em seus métodos e processos nos últimos anos, com aumento nas demandas por trabalhadores cada vez mais capacitados e com alto potencial de crescimento. Para obter respostas mais rápidas e precisas às freqüentes transformações econômicas, sociais, políticas e tecnológicas do ambiente em que estão inseridas, essas organizações têm buscado continuamente criar condições favoráveis para desenvolver, validar e mobilizar as competências de seus funcionários.

PALAVRAS-CHAVE: Gestão de competências; Organizações bancárias; Desenvolvimento de competências.

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Biografia do Autor

Carla Patricia Bahry, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Administração de Empresas. Mestranda em Administração de Empresas na UFSC.

Suzana da Rosa Tolfo, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga, mestre e doutora em Administração de Recursos Humanos. Professora adjunta do Departamento de Psicologia e dos cursos de Mestrado em Psicologia e Administração da UFSC. Departamento de Psicologia – CFH – UFSC

Publicado

2008-07-23

Edição

Seção

Apresentação