Contratos de terceirização de manutenção industrial modalidade risco: análise das expectativas do setor industrial e dos provedores de serviços

Autores

  • Alexandre Linhares Fundação Getúlio Vargas
  • Paulo Cerqueira Garcia Fundação Getúlio Vargas

Resumo

O objetivo deste trabalho é avaliar as formas de contratação de manutenção industrial praticadas no Brasil e identificar elementos que devem ser considerados na elaboração de um contrato baseado em performance, com remuneração variável e cláusulas de risco, sob a ótica das indústrias e dos provedores de serviço. A metodologia se baseia em análise dos resultados de pesquisa de campo por meio de levantamentos por questionário realizados com os principais gestores de manutenção de grandes grupos industriais e com os executivos das empresas prestadoras de serviço de manutenção industrial. Após uma ordenação inicial das causas percebidas dos problemas correntes, o trabalho propõe uma lista de fatores críticos de sucesso para um contrato de manutenção por performance. Com a identificação e implementação desses elementos num novo modelo de contrato de risco de manutenção, acredita-se ser possível minimizar os problemas comerciais e operacionais que atualmente representam obstáculos ao sucesso da terceirização da manutenção em plantas industriais, particularmente no Brasil. O estudo é de especial interesse para outras economias emergentes em que contratos de manutenção na modalidade risco estejam gradualmente sendo implantados.

PALAVRAS-CHAVE: Gestão da manutenção; Supply chain management; Análise de risco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Linhares, Fundação Getúlio Vargas

Doutor em Pesquisa Operacional. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas. Fundação Getúlio Vargas.

Paulo Cerqueira Garcia, Fundação Getúlio Vargas

Mestre em Gestão Empresarial, Fundação Getulio Vargas. Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas. Fundação Getulio Vargas.

Publicado

2008-07-23

Edição

Seção

Apresentação