Obsolescência Acelerada de Produtos Tecnológicos e os Impactos na Sustentabilidade da Produção
Palavras-chave:
Sustentabilidade. System Dynamics. MORPH. Inovação. Tecnologia.Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar um estudo crítico sobre a geração de resíduos associados ao consumo de produtos cujo ciclo de vida reduzido provoca substituição e descarte em alta frequência. Sua base teórica é a abordagem sistêmica, conforme proposto pela teoria de System Dynamics, apoiada pela modelagem conceitual MORPH. A metodologia empregada se baseia na abordagem schumpeteriana. Com o apoio do MORPH, foi organizado um modelo conceitual composto das principais variáveis pertinentes ao cenário de produção industrial, em um ambiente de inovação e obsolescência acelerada de bens. Para que se pudesse analisar a dinâmica dessas variáveis, esse cenário foi simulado utilizando um software apoiado na metodologia de System Dynamics, que recriou a dinâmica do mercado para produção e substituição de bens. Emprega-se neste trabalho o método indutivo para composição do modelo conceitual o qual é organizado a partir de uma abordagem econômica clássica, que permitiu o teste de algumas premissas por experimentação, a partir de simulação. Dentro desse escopo, busca-se um estudo empírico sobre o cenário de inovação e uma análise de sua dinâmica, visando avaliação de cenários futuros. O modelo simulado permitiu a construção de três cenários onde foi possível observar que a ausência de preocupação com a recondução de produtos para a reciclagem influencia negativamente os fatores de produção, exaurindo-os. Também foi possível demonstrar que a recondução de produtos para a reciclagem atua positivamente na manutenção dos fatores de produção sem prejudicar o nível de inovação alcançado, produzindo um equilíbrio no sistema. As considerações presentes neste estudo têm como implicações práticas, a oferta de uma nova maneira de interpretar a criação de valor pela introdução da inovação, considerando o paradoxo da perda pela predação de recursos naturais. Sua contribuição teórica, a descrição do cenário da inovação, torna possível interagir com variáveis e simular diferentes cenários para melhor compreensão dos resultados. O desenvolvimento desta pesquisa, a partir de variáveis de um modelo teórico, pretende ser instrucional e formador de opinião, servindo como auxiliar e não como único instrumento para tomada de decisão de produção.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
- Relações entre descarte por substituição (W) e utilidade percebida (Un), expostas à inovação (Oi) e obsolescência.
- Modelo de Limite ao Crescimento
- Estrutura de um frame MORPH
- Modelo conceitual da geração de resíduos
- Elementos dos diagramas de Estoque e Fluxo
- Modelo simulado de geração de resíduos
- Cenário de ausência de reaproveitamento de bens tecnológicos com alto índice de obsolescência
- Cenário de com reaproveitamento de 50% dos descartes de bens tecnológicos por obsolescência acelerada, com um atraso de 3 meses
- Cenário de reaproveitamento de 50% dos descartes de bens tecnológicos por obsolescência acelerada, com um atraso de 14 meses
- Detalhes da conversão do modelo conceitual em modelo simulado
Publicado
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à RAM. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista de Administração do Mackenzie (RAM) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A partir de 01 de julho de 2015 a RAM adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a RAM endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto) como são o PLoS, eLife, Biomed Central, Hindawi, entre outros.
4. A RAM poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na RAM (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.