Percepções de risco no prazer de fumar: uma investigação sob a ótica do comportamento do consumidor

Autores

  • Michelle Helena Kovacs Faculdade Integrada do Recife
  • Salomão Alencar de Farias Universidade Federal de Pernambuco
  • Cláudia Ramos de Oliveira Universidade Federal do Paraná

Resumo

O risco percebido tem sido estudado na área de marketing desde sua introdução, em 1960 por Bauer, devido à sua influência no comportamento do consumidor. O objetivo deste estudo foi investigar o construto risco percebido quanto ao consumo de cigarros em grupos de fumantes e não-fumantes, com o intuito de analisar possíveis diferenças de percepções quanto aos tipos de riscos abordados pela literatura especializada. Ademais, buscou-se verificar a propensão a assumir riscos e diferenças quanto à percepção dos benefícios do consumo de cigarros. Para tal, foi realizado um estudo de corte transversal com uma amostra de 390 estudantes universitários. Os resultados indicaram que os fumantes percebem menos riscos de vício, financeiro, de saúde, sociais, de tempo e o risco geral do que os não-fumantes. Os fumantes percebem mais benefícios, em especial quanto considerar o cigarro como uma forma de aliviar a tensão e de ser relaxante.

PALAVRAS-CHAVE: Comportamento do consumidor; Riscos percebidos; Benefícios percebidos; Tabagismo.

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Biografia do Autor

Michelle Helena Kovacs, Faculdade Integrada do Recife

Doutoranda em Administração de Empresas pela UFPE/PROPAD. Pesquisadora do COPESQ/FIR (Coordenação de Pó-graduação e Pesquisa) e MKP/UFPE (Centro de Estodos em Mraketing e Pessoas), professora de graduação e de pós-graduação de marketing e comunicação da Faculdade Integrada do Recife – FIR.

Salomão Alencar de Farias, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Administração pela USP. Atualmente cursando o pós-doutorado em Atlanta (Estados Unidos). Professor pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE/PROPAD e coordenador do Centro de Estudos em Marketing e Pessoas – MKP.

Cláudia Ramos de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Mestra em Administração de empresas pela Universidade Federal do Paraná.

Publicado

2008-07-23

Edição

Seção

Apresentação