A relação entre o jeitinho brasileiro e o perfil empreendedor: possíveis interfaces no contexto da atividade empreendedora no Brasil

Autores

  • José Pedro Penteado Pedroso Universidade Federal do Paraná
  • Marcia Shizue Massukado-Nakatani Universidade Federal do Paraná
  • Fabrício Baron Mussi Universidade Federal do Paraná

Resumo

Com intuito de promover discussões sobre uma característica cultural própria da sociedade brasileira, o jeitinho e, em paralelo, o perfil empreendedor, este estudo objetiva identificar a presença de possíveis interfaces entre os temas. Para tanto, foram revisados estudos que abordam traços culturais brasileiros com ênfase sobre o jeitinho brasileiro, resumindo seus principais desdobramentos. Adicionalmente, por meio de pesquisa secundária, foram selecionados artigos publicados sobre o perfil empreendedor nos anais do EnEO e EnANPAD entre 2004-2006 e do EGEPE entre 2000-2008. Discutem-se ainda os resultados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM, 2006) com vias a estabelecer um retrato do empreendedorismo no Brasil e prover subsídios para análise de eventuais fatores e contingências que favoreçam ou dificultem a emersão do jeitinho no perfil do empreendedor. Observou-se que existem indícios da presença de uma relação que dá título a este estudo e como tal sugere-se ampliação da pesquisa para corroborar as evidências encontradas.

 

Palavras-chaves: jeitinho brasileiro; perfil empreendedor; empreendedorismo no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Pedro Penteado Pedroso, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Administração pelo Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor tutor de Ensino a Distância do Departamento de Administração da Universidade Federal do Paraná.

Marcia Shizue Massukado-Nakatani, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Administração pelo Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Paraná.

Fabrício Baron Mussi, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Administração pelo Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisador do Departamento de Administração da Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2009-06-14

Edição

Seção

Recursos e Desenvolvimento Empresarial