Avaliação de Indicadores de Desempenho Logístico do Brasil no Comércio Internacional
Palavras-chave:
Comércio internacional. Indicador de desempenho logístico. Análise de agrupamento. Logística. Procedimentos alfandegários.Resumo
A importância de uma logística eficiente para o crescimento do comércio é amplamente reconhecida. Estudos recentes têm mostrado que um melhor desempenhor logístico está fortemente associado à expansão do comércio, à diversificação das exportações, à capacidade de atrair investimentos estrangeiros diretos, e ao crescimento econômico. Por outro lado, o comércio internacional representa um desafio para as operações de logística relacioandas ao transporte e armazenamento dos produtos. Os altos custos de logística e a baixa qualidade dos serviços podem ser considerados obstáculos ao comércio internacional. Esta pesquisa tem por objetivo avaliar os indicadores de desempenho logístico do Brasil em relação aos seus principais concorrentes no comércio internacional. As fontes de dados de comércio internacional para esta pesquisa foram a SECEX e COMTRADE, e os indicadores de desempenho logístico foram coletados na base de dados do Banco Mundial. Técnicas estatísticas tais como análise de cluster e testes de comparações múltiplas de médias foram usadas para analisar indicadores de desempenho logístico. Ao usar os indicadores para 39 concorrentes, foi observado que o Brasil está na 26ª posição atrás da África do Sul, Kuwait e Arábia Saudita. Os melhores desempenhos são, em geral, dos principais países exportadores e importadores mundiais (Alemanha, Estados Unidos, Japão e Países Baixos). Além disso, eles são os principais concorrentes do Brasil no comércio internacional. Assim, a competitividade das empresas nacionais brasileiras depende fundamentalmente de um ambiente logístico interno dinâmico e competitivo para enfrentar esses países. Os resultados também indicam a “burocracia” como o principal obstáculo para o desempenho logístico do país. A dimensão “pontualidade do Brasil” é muito próxima do grupo de alto desempenho logístico, enquanto “alfândega” está muito próxima do grupo de baixo desempenho logístico. Apesar de o Brasil apresentar lentidão em suas operações aduaneiras, parece haver ainda credibilidade nas relações de comércio internacional. A principal contribuição deste trabalho é revelar aspectos logísticos em que o Brasil tem mostrado grandes ineficiências. A diferença entre os indicadores de desempenho logístico também parece ser relevante para os governos, pois pode indicar novas políticas públicas, e também destacar os obstáculos logísticos do Brasil no comércio internacional.
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