Canibalismo entre produtos: um estudo de múltiplos casos na indústria alimentícia brasileira

Autores

  • Bráulio Alexandre Contento de Oliveira Universidade de São Paulo
  • Fauze Najib Mattar Universidade de São Paulo

Resumo

A grande quantidade de novos produtos lançados pelas empresas como condição para serem competitivas pode desencadear a ocorrência de canibalismos. Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de um estudo de múltiplos casos realizado na indústria alimentícia brasileira, que buscou conhecer as conseqüências e as práticas em relação a essa prática. Verificouse que a pressão dos consumidores e da concorrência são fatores que estimulam sua ocorrência; a política de marcas e de novos produtos contribuem para sua ocorrência; e as atividades relativas ao composto de marketing podem ser utilizadas para administrá-lo.

PALAVRAS-CHAVE: Canibalismo; Novos produtos; Indústria alimentícia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bráulio Alexandre Contento de Oliveira, Universidade de São Paulo

Doutorando em Administração na FEA/USP.

Fauze Najib Mattar, Universidade de São Paulo

Bacharel, mestre, doutor e livre-docente em Administração pela FEA/USP. Professor da FEA/USP. Coordenador de projetos da Fundação Instituto de Administração. Professor visitante da University of Massachusetts, College of Management, Marketing Department.

Publicado

2008-07-22

Edição

Seção

Apresentação