Valores Organizacionais em Instituições Públicas Brasileiras: Percepções dos Servidores em Diferentes Posições Hierárquicas e Tipos de Entidade da Administração Indireta
Palavras-chave:
valores organizacionais, percepção de valores, servidores públicos, instituições públicas, administração indiretaResumo
O estudo teve como objetivo identificar as percepções de servidores acerca dos valores organizacionais em instituições públicas da administração indireta federal, visando observar a ocorrência de variações segundo a posição hierárquica dos mesmos e o tipo de entidade analisada. Com esse propósito, focalizou o caso de quatro instituições, utilizando uma amostra de 128 servidores, aos quais foi aplicado o Inventário de Valores Organizacionais. Os resultados apontaram que embora haja concordância entre gestores e subordinados sobre o conjunto de valores que constituem as prioridades axiológicas das instituições analisadas, os primeiros julgam que são mais relevantes os valores de Autonomia e os segundos, os valores de Hierarquia. Quanto às prioridades axiológicas nas diferentes entidades, as percepções apontam para alguns elementos de diferenciação representados pela importância da Autonomia para a Autarquia e a Fundação Pública e do Domínio para a Empresa Pública e a Sociedade de Economia Mista. Prevalece, entretanto, a similaridade na hierarquização de valores, com maior ênfase na Hierarquia e no Conservadorismo, demonstrando que estas instituições, a despeito das iniciativas implementadas a partir da reforma gerencial nos anos de 1990, seguem caracterizadas principalmente por valores relacionados à conservação de sua estrutura, costumes, normas e tradições, além de expressarem foco na autoridade, na obediência e no poder social. As implicações, limitações e contribuições do estudo são discutidas, com sugestões para pesquisas futuras.Downloads
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