Planejamento de Redes Logísticas: um Estudo de Caso na Indústria Petroquímica Brasileira

Autores

  • Luiz Felipe Medeiros Frias Petrobras - Petroleo Brasileiro SA
  • Isabel de Abreu Farias COPPEAD/UFRJ
  • Peter Fernandes Wanke COPPEAD/UFRJ

Palavras-chave:

Planejamento de Redes Logísticas, Programação Não Linear Inteira Mista, Indústria Petroquímica, Estudo de Caso, Brasil.

Resumo

O planejamento de redes logísticas emerge como decisão estratégica a ser tomada na busca da manutenção da competitividade empresarial. O presente estudo desenvolveu um modelo de Programação Não Linear Inteira Mista contemplando os principais componentes de custo envolvidos no processo de planejamento de redes associados à realidade brasileira: transportes, estoques e tributos. O modelo foi testado na empresa Nova Braskem. Foram realizadas análises de sensibilidade em que se apreciaram os principais trade-offs relativos às premissas assumidas. Constatou-se que, no caso estudado, o modelo desenvolvido proporciona economia nos custos tributários e nos custos logísticos de transporte e, consequentemente, nos custos totais. Mais precisamente, os resultados apontam que, apesar da importância dos custos de transporte frente aos demais, o aspecto fiscal se apresentou como o principal potencial de retorno financeiro a ser perseguido e, dessa maneira, foi possível demonstrar o valor associado à questão dentro da atmosfera empresarial brasileira. Para o design ótimo de uma rede, confirma-se, portanto, a tese de que não é plausível a dissociação entre logística e planejamento tributário. Ademais, dada a natureza do estudo de caso, é factível a consideração do planejamento de redes logísticas como um importante ferramental capaz de subsidiar a busca de sinergias em operações de fusões e aquisições de empresas. Há, por exemplo, diversos outros casos recentes no cenário empresarial brasileiro, como a fusão entre Sadia e Perdigão e entre outras empresas do agronegócio. Para dar continuidade aos estudos dos trade-offs entre Logística e os aspectos tributários brasileiros, sugere-se a inclusão de novos tributos (PIS, COFINS etc.) e a concessão de benefícios fiscais na modelagem de redes logísticas futuras. Especificamente com relação ao estudo de caso, observa-se que a forma de agregação dos mercados consumidores deve ser aprimorada, uma vez que a disposição de clientes na indústria petroquímica é bastante pulverizada. A correlação entre as demandas igualmente poderia ser analisada em um estudo de caso futuro. Finalmente, a fim de se examinar as conclusões encontradas, sugere-se a aplicação do modelo desenvolvido em outros estudos de caso.

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Publicado

2013-04-17

Edição

Seção

Recursos e Desenvolvimento Empresarial