Teoria da Aprendizagem Transformadora: Contribuições para uma Educação Gerencial Voltada para a Sustentabilidade

Autores

  • Lisiane Closs Escola de Administração - UFRGS
  • Claudia Simone Antonello Escola de Administração - UFRGS

Palavras-chave:

Aprendizagem Transformadora, Reflexão Crítica, Educação para Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável, História de Vida

Resumo

O presente estudo teve como objetivo geral compreender processos de aprendizagem transformadora - que objetivam transformações conscientes nos quadros de referência dos indivíduos, por intermédio da reflexão crítica sobre pressupostos – ocorridos entre gestores. Investigou-se a percepção dos mesmos acerca do impacto de problemáticas contemporâneas enfocando, em especial, questões relacionadas à sustentabilidade, debatendo-se o papel da educação gerencial em seu desenvolvimento. Para a realização da investigação foi adotado o método de história de vida. Essa abordagem metodológica favorece o estudo de processos de aprendizagem gerencial, possibilitando a contextualização pessoal, histórica, social, institucional e política das narrativas. Foram entrevistados sete gestores e teve-se a preocupação de contemplar ambos os gêneros, diferentes faixas etárias e formações superiores, experiências em funções e setores diversos, e a realização de cursos de mestrado em diferentes instituições, obtendo-se suficiente riqueza de dados para análise e para a consecução do objetivo estabelecido. Os achados em campo revelam que a teoria e os processos de aprendizagem transformadora: (a) não podem ocorrer de modo individual, em meio a pressões sociais e corporativas contrárias, mas sim como um processo de transformação coletiva, compartilhado por outros, em meio a mudanças sociais e culturais, (b) abrem possibilidades para uma formação gerencial que vise posturas mais críticas e reflexivas, levando em consideração a subjetividade dos indivíduos e visões mais inclusivas e participativas tal como requer a educação para a sustentabilidade; (c) possibilitam a inserção crítica do gestor na sociedade incorporando, no processo de ensino e de aprendizagem, as dimensões socioeconômica, política, cultural e histórica, além das dimensões intelectual, afetiva e moral e não apenas as materiais, favorecendo o desenvolvimento da sustentabilidade. Sugere-se a realização de pesquisa-ação incorporando os fundamentos da teoria da aprendizagem transformadora em programas de educação gerencial que promovam a sustentabilidade, dados os potenciais benefícios da reflexão crítica para a consecução dos seus objetivos.

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Biografia do Autor

Lisiane Closs, Escola de Administração - UFRGS

Professora da área de Gestão de Pessoas da Escola de Administração da UFRGS

Claudia Simone Antonello, Escola de Administração - UFRGS

Professora do Programa de Pós-Graduação da Escola de Administração da UFRGS

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Publicado

2014-04-17