Educação para a Sustentabilidade: a Construção de Caminhos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Autores

  • Lisiane Celia Palma Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS); Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Nilo Barcelos Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS); Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Tânia Nunes da Silva Escola de Administração e Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

sustentabilidade, educação, gestão, interdisciplinaridade, Institutos Federais

Resumo

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) foram recentemente criados no Brasil com objetivo de suprir a demanda de mão de obra técnica qualificada, que tem aumentado no país, e agregar qualidade aos currículos, integrando conhecimentos básicos e técnicos, visando preparar os estudantes para a vida e para o exercício da cidadania. Sendo assim, demonstram em seus documentos ter uma preocupação com questões relacionadas à sustentabilidade. Alguns estudos tem apontado a importância da inserção de debates sobre a educação para a sustentabilidade nas instituições de ensino (eg. BAGGIO e BARCELOS, 2008; BENN e MARTIN 2010; BLEWITT e CULLINGFORD, 2004; STERLING, 2004) e também nos cursos da área de gestão (eg. STUBBS E COCKLIN, 2008; JACOBI, RAUFFLET e ARRUDA, 2011). Deste modo, o presente estudo tem por objetivo identificar como questões relacionadas a este tema estão sendo tratadas nos IFs brasileiros, especialmente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, delineado por um escopo descritivo, para verificar como o tema sustentabilidade tem sido abordado nos cursos do IFRS relacionados ao eixo tecnológico Gestão e Negócios, presentes no Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia e no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação. Observou-se que, apesar do IFRS apresentar em seus documentos uma preocupação com temas relacionados à sustentabilidade, não existe uma política institucional que integre as ações relativas a sustentabilidade na instituição como um todo, sendo que a inserção do tema nos cursos acontece de formas diversas, por iniciativa de alguns professores. Contudo, alguns projetos que buscam a inserção da sustentabilidade em cursos da área de Gestão e Negócios já podem ser verificados, como os que estão sendo desenvolvidos nos campi Canoas e Osório, que também são apresentados no presente trabalho. É importante salientar que os projetos encontram-se em fase de implementação, o que ainda não possibilita uma avaliação com relação aos seus resultados. Entretanto, estes podem servir de base para ações a nível institucional e de modelo para outros níveis e instituições de ensino.

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Biografia do Autor

Lisiane Celia Palma, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS); Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas; Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Agronegócios pela UFRGS e bacharel em Administração também pela UFRGS. Interesse de pesquisa: sustentabilidade, organizações e educação.

Nilo Barcelos Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS); Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Osório; Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bacharel em Administração também pela UFRGS.

Tânia Nunes da Silva, Escola de Administração e Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora da Escola de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Doutora pela Universidade de São Paulo. Interesse de pesquisa: cooperativismo, relações de trabalho, estratégia, gestão ambiental e agronegócios.

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Publicado

2013-03-13

Edição

Seção

Educação para Sustentabilidade: Desafios para a Formação da Nova Geração de Administradores