Usos e limitações do método Laddering

Autores

  • Tânia Modesto Veludo de Oliveira Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
  • Ana Akemi Ikeda Universidade de São Paulo

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar o método laddering e discutir as possibilidades de sua aplicação em pesquisas acadêmicas e de mercado, para contribuir com a disseminação de técnicas metodológicas que se apresentem como novas alternativas à pesquisa no Brasil. Foi realizado um levantamento bibliográfico a partir do qual descreveu-se o método, seu surgimento e suas etapas. Além disso, discutiram-se algumas de suas vertentes (hard laddering e LADDERMAP) e suas principais limitações. Conclui-se que o laddering é um método de grande valia no estudo do comportamento humano, servindo, sobretudo, à avaliação de valores dos indivíduos no contexto da teoria de cadeias meios-fim. No emprego do laddering, recomenda-se a observação de alguns pontos, como a qualificação do entrevistador e do pesquisador, a homogeneização do grupo de respondentes, o uso do software LADDERMAP para facilitar a operacionalização do método e a consideração de critérios na escolha do hard ou soft laddering.

PALAVRAS-CHAVE: Laddering; Metodologia; Cadeias meios-fim; Valor; Comportamento.

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Biografia do Autor

Tânia Modesto Veludo de Oliveira, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado

Mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Professora da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Unifecap).

Ana Akemi Ikeda, Universidade de São Paulo

Professora associada e coordenadora da área de Marketing da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Vice-coordenadora do MBA Marketing da FIA/FEA/USP.

Publicado

2008-07-22

Edição

Seção

Apresentação