Um estudo exploratório dos fatores relevantes na decisão de compra de produtos orgânicos

Autores

  • Marta Sambiase Lombardi Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Roberto Giro Moori Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Geni Satiko Sato Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

Nos últimos anos, com o consumo crescente de alimentos mais naturais, têm surgido questionamentos sobre a competitividade de produtos orgânicos em relação a outras fontes de alimentos, como os convencionais, transgênicos, ecológicos e outros. Assim, o objetivo deste artigo foi identificar os fatores relevantes na decisão de consumo de alimentos orgânicos. Para tanto foi utilizada uma amostra composta de 138 consumidores do Estado de São Paulo. O tratamento dos dados foi realizado por meio de técnicas da estatística descritiva e multivariada, a análise fatorial. Os resultados evidenciaram cinco principais fatores de competitividade: (a) aspectos legais e de certificação; (b) ética da empresa; (c) preço e comercialização; (d) influências políticas; (e) questões ambientais. Outro resultado importante foi a identificação da melhora do meio ambiente como o aspecto que mais influencia os consumidores na tomada de decisão de compra de produtos orgânicos. Por fim, este estudo sugere ajustar a demanda de produtos orgânicos, que se mostrou favorável a um consumidor exigente, tornando-os, assim, uma realidade viável e acessível a um mercado crescente.

PALAVRAS-CHAVE: Agronegócios; Orgânicos; Segurança alimentar; Transgênico; Competitividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Sambiase Lombardi, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestranda em Administração e bacharel em História.

Roberto Giro Moori, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutor em Engenharia de Produção.

Geni Satiko Sato, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutora em Administração de Empresas.

Publicado

2008-07-22

Edição

Seção

Apresentação