Aprendizagem Organizacional Baseada no Conceito de Prática: Contribuições de Silvia Gherardi
Palavras-chave:
Aprendizagem organizacional, Silvia Gherardi, Práticas, Conhecimento, Organizações.Resumo
A aprendizagem organizacional é um tema que já possui muitos estudos, com diversas abordagens ontológicas e epistemológicas que se refletem em um campo multiparadigmático (ANTONELLO; GODOY, 2010). Uma destas abordagens refere-se a visão sociológica da aprendizagem nas organizações (GHERARDI; NICOLINI; ODELLA, 1998; GHERARDI; NICOLINI, 2001; BISPO; MELLO, 2012; HAGER,2012) na qual o ambiente social é o espaço onde ocorrem os processos de aprendizagem e a geração do conhecimento. O principal objetivo deste trabalho é apresentar e discutir as contribuições de Silvia Gherardi que é uma das principais pesquisadoras internacionais na área de aprendizagem nas organizações e possui um grande número de produção científica sobre o tema, destacando-se a perspectiva sociológica da aprendizagem a partir das práticas. Tal objetivo se dá em razão de que apesar de haver uma vasta literatura sobre aprendizagem organizacional, no contexto brasileiro são muito poucas as pesquisas que adotam alguma das perspectivas sociológicas da aprendizagem, esta lacuna é apontada no trabalho de Bispo e Mello (2012). Como contribuições este artigo pretende: (1) apresentar em um único texto as principais ideias e conceitos de Silvia Gherardi; (2) Trazer para o debate dos acadêmicos brasileiros da área de aprendizagem uma perspectiva social sociológica que possibilite uma melhor compreensão de como ocorre a aprendizagem nos níveis de grupo e organizacional. A pesquisa é qualitativa baseada essencialmente em uma revisão de literatura das obras de Gherardi complementada com as conversas informais com a autora durante a estada do autor na Universidade de Trento em 2010 e 2013, além de alguns correios eletrônicos após o retorno para o Brasil. Como contribuição o artigo traz a reflexão sobre a adoção das práticas como elemento gerador da aprendizagem coletiva assim como formador das organizações candidatando-se como um novo paradigma que carrega nos seus pressupostos de ordem ontológica e epistemológica uma alternativa para contribuir no avanço dos estudos sobre aprendizagem organizacional.
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