Estudos de Caso no Ensino em Administração: O Erro Construtivo Libertador Como Caminho para Inserção da Pedagogia Crítica

Autores

  • Ana Paula Paes de Paula Professora Adjunta da FACE/CEPEAD/UFMG
  • Lílian Bambirra de Assis Professora do CEFET-MG.
  • Raquel de Oliveira Barreto Mestranda em Administração (CEPEAD-UFMG)
  • Glauce Viegas Mestranda em Administração (CEPEAD-UFMG).

Palavras-chave:

Estudos de Caso, Ensino da Administração, Pedagogia Crítica

Resumo

Neste artigo, partiu-se do pressuposto de que o erro construtivo, enquanto hipótese a respeito de um determinado saber, é uma forma provisória de saber, que coloca em questão a ideia de que o acerto ocorre quando há exata correspondência com a resposta prevista pelo educador, o que frequentemente impõe obstáculos à reflexão e à capacidade criativa. Como contraponto, buscou-se analisar como casos de fracasso e suas distintas formas de aplicação podem contribuir para uma experiência formativa diferenciada dos alunos. Recorreu-se então à metodologia de construção de casos de ensino, que foram baseados em pesquisa empírica com informantes-chave das organizações investigadas, complementada por dados secundários. Em uma segunda etapa, os casos elaborados foram aplicados em diferentes situações de ensino-aprendizagem e com estes semi-experimentos pedagógicos foram avaliadas não apenas a efetividade dos casos de fracasso comparativamente aos casos de sucesso, como também as variadas possibilidades de aplicação dos mesmos. Os semi-experimentos realizados apontaram para o fato de que as seguintes variáveis podem influenciar nos resultados obtidos com a utilização do método: a forma como o caso é redigido; o método de aplicação (restritivo ou não restritivo); a disciplina em que o caso é aplicado; o professor que leciona a disciplina; o conhecimento ou prévio contato dos principais conceitos teóricos sobre o tema abordado; e o conhecimento das práticas e métodos de estudos de casos. Assim, concluiu-se que a utilização do método do caso no ensino em administração é mais complexa do que em geral se considera, especialmente se a intenção é de fato estimular o pensamento crítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Paes de Paula, Professora Adjunta da FACE/CEPEAD/UFMG

Professora Adjunta da FACE/CEPEAD/UFMG. Doutora em Ciências Sociais (IFCH-UNICAMP) e Mestre em Administração Pública e Governo (EAESP-FGV)

Lílian Bambirra de Assis, Professora do CEFET-MG.

Professora do CEFET-MG. Doutoranda em Administração (CEPEAD-UFMG) e Mestre em Administração (CEPEAD-UFMG)

Raquel de Oliveira Barreto, Mestranda em Administração (CEPEAD-UFMG)

Mestranda em Administração (CEPEAD-UFMG) e Bacharel em Administração (FACE-UFMG)

Glauce Viegas, Mestranda em Administração (CEPEAD-UFMG).

Mestranda em Administração (CEPEAD-UFMG) e Bacharel em Administração (UNI-BH)

Downloads

Publicado

2013-06-17

Edição

Seção

Gestão Humana e Social