Notas Sobre o Conceito de Sucesso: Sentidos e Possíveis (re) Significações
Palavras-chave:
Sentidos do sucesso, Gerencialismo, Construcionismo, Práticas discursivasResumo
O objetivo do presente artigo é explorar ambivalências e contradições do conceito de sucesso no contexto do “management”, com a difusão de idéias gerenciais logo após a segunda guerra mundial. Neste contexto, podemos observar, entre outros fenômenos, a prerrogativa da visão de mercado, o obscurecimento das diferenças ideológicas, a não separação entre vida pública e privada. Argumentamos que a noção de sucesso contemporânea está inserida neste contexto. A partir da perspectiva construcionista, que propõe que a vida social resulta de uma construção coletiva organizada por práticas discursivas, este trabalho revisa e classifica artigos acadêmicos nacionais e internacionais sobre sucesso com o objetivo de mostrar que se trata de uma noção que foi sendo difundida e incorporada como modelo de conduta na sociedade contemporânea, em sintonia com os valores disseminados pelo “management”. A noção de sucesso tem sido explorada por um vasto número de publicações, especialmente aquelas descritas como “pop management” (WOOD JR e PAULA, 2002), mas também criticada em textos acadêmicos (PAHL, 1997; TANURE, CARVALHO NETO e ANDRADE, 2007; CHUSMIR e PARKER, 2011). Tal modelo de sucesso, propagado, dentre outros meios, pela mídia, e visto como uma possibilidade de ascensão e mobilidade social, ignora questões de gênero e impõe elevados custos pessoais para que possa ser alcançado. A perspectiva crítica utilizada neste ensaio pretende (des) naturalizar estruturas sociais descritas como inevitáveis, mostrar que as discussões sobre sucesso estão cheias de controvérsias, propor que o sucesso é uma instituição social construída e assimilada em diversas fronteiras e, ao fazer isso, permitir a configuração de novos sentidos para o termo.
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