Uma Investigação Acêrca do Fenômeno do Turn-Away Entre os Profissionais de Tecnologia da Informação

Autores

  • Eduardo Ramos INFNET
  • Luiz Antonio Joia FGV/EBAPE

Palavras-chave:

Profissionais de Tecnologia da Informação, Turn-away, Carreira Técnica, Carreira Gerencial, Transição de Carreira.

Resumo

 

Dois problemas extremos têm sido observados com alguma freqüência em relação aos profissionais de Tecnologia da Informação (TI): o turn-over  – situação em que o profissional de TI muda de emprego, mas ainda se mantém na área de TI – e o turn-away – situação em que o profissional de TI abandona esta área, assumindo posição em outra área distinta da empresa ou fora dela, muitas vezes evoluindo para uma posição gerencial. O objetivo deste artigo é, portanto, estudar o problema do turn-away – a transição dos profissionais de TI para posições fora da área de TI.  Sobre tal problema, há pouca literatura tanto no Brasil como no exterior. Assim, o objetivo principal deste trabalho é entender como e por que motivos os profissionais de TI mudam de área, identificando características típicas da transição da área de TI para outras áreas. Para tal, a partir de referencial teórico sobre avanço de carreira, hipóteses de pesquisa foram geradas para serem analisadas pelos pesquisadores. Um estudo de caso múltiplo com várias unidades de análise foi adotado em duas empresas de grande porte, uma atuando na área de serviços de TI e outra na área de energia. Entrevistas foram conduzidas, entre maio e julho de 2010, com profissionais de TI que haviam migrado para outras áreas dentro das respectivas empresas, sendo estes considerados as unidades de análise dos estudos de caso. Os resultados obtidos evidenciaram que os profissionais de TI precisam de mais oportunidades de crescimento do que as empresas estão sendo capazes de oferecer, ou do que é possível oferecer dentro da área técnica. Além disso, para as organizações, a pesquisa também evidencia que o desejo dos profissionais de TI em mudar de área não está tanto ligado a uma insatisfação com as suas atividades, mas sim à busca por atividades interessantes e diferentes e por novos desafios e experiências.  Dessa forma, empresas interessadas em reter esses profissionais de TI devem buscar lhes proporcionar esses tipos de oportunidades.

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Biografia do Autor

Eduardo Ramos, INFNET

Reitor do INFNET. Pesquisador Associado do e:lab- Laboratório de Governo e Negócios Eletrônicos da FGV/EBAPE.

Luiz Antonio Joia, FGV/EBAPE

Professor Adjunto da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV/EBAPE) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Diretor do e:lab- Laboratório de Governo e Negócios Eletrônicos da FGV/EBAPE.

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Publicado

2014-09-10

Edição

Seção

Gestão Humana e Social