Realização de valores pessoais no ambiente organizacional (RVP): olhando as relações entre indivíduos e organização para além dos valores pessoais

Autores

  • Sandra Ventura Maurino Huma Desenvolvimento Humano Integrado
  • Silvia Marcia Russi De Domenico Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Comportamento nas Organizações, Valores Organizacionais, Valores Pessoais

Resumo

Este artigo apresenta um novo construto, denominado de Realização de Valores Pessoais no Ambiente Organizacional (RVP), para entender as relações existentes entre indivíduos e organizações. Valores pessoais (VP) são metas desejáveis que variam de importância e servem como princípios na vida dos indivíduos (SCHWARTZ, 1992), enquanto RVP é a realização de tais metas na organização onde atuam ao desempenharem as atividades cotidianas. Entendendo que são os atributos pessoais tais como os valores pessoais, que definem cultura, estrutura, processos e metas organizacionais (SCHNEIDER, 1987, 1995), este estudo procurou verificar as relações entre VP, RVP e valores organizacionais percebidos como praticados (VO), estes últimos entendidos enquanto metas da organização por Tamayo (2005). De natureza exploratória e tipo quantitativo, utilizou três questionários baseados na teoria de valores básicos de Schwartz (1992). Os dois primeiros, para mensuração de valores pessoais e de realização de valores pessoais no ambiente organizacional, foram desenvolvidos para o estudo, enquanto para a medida de valores organizacionais lançou-se mão do IPVO, já validado por Oliveira e Tamayo (2004). A amostra não-probabilística foi formada por empregados de três empresas privadas do setor de serviços, contemplando 231 casos válidos. No tratamento de dados utilizou-se estatística descritiva e análise correlacional, além de escalonamento multidimensional para verificação da validação teórica dos construtos VP e RVP. Os resultados apontaram que os empregados atingem as metas priorizadas pelas organizações realizando valores pessoais que se encontram em tipos motivacionais opostos. Encontrou-se maior número de correlações significativas entre Valores organizacionais e Realização de valores pessoais no ambiente organizacional do que entre os primeiros e valores pessoais, dando indícios de que RVP talvez possa explicar mais os valores organizacionais do que os valores pessoais, algo a ser investigado em novo estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Ventura Maurino, Huma Desenvolvimento Humano Integrado

Mestre em Administração de Empresas pelo Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Executive Coaching na Huma Desenvolvimento Humano Integrado

Interesses de pesquisa em Valores Humanos.

Silvia Marcia Russi De Domenico, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora em Administração de Empresas pelo CCSA - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professora adjunta do PPGA da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Interesse de Pesquisa em Valores e Mudanças Organizacionais sob diferentes abordagens paradigmáticas.

Downloads

Publicado

2012-03-30