Empreendedorismo e franchising: uma combinação que garante a sobrevivência?

Autores

  • Hilka Vier Machado Universidade Estadual de Maringá
  • Pedro Guena Espinha Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Pequenas empresas, Franchising, Fracasso, Experiência gerencial.

Resumo

As pequenas e micro empresas têm importante papel no contexto econômico brasileiro, contudo, estes empreendimentos possuem altas taxas de mortalidade, ocasionadas por fatores externos e internos. Neste contexto o franchising é uma alternativa que visa melhorar as chances de sobrevivência destes negócios por meio da oferta de um negócio formatado e pré-testado. Entretanto, esta forma de empreendimento também está sujeita ao fracasso. O presente estudo objetivou explorar fatores de fracasso de unidades franqueadas. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de campo, ex-post facto e transversal. Concluiu-se que não existe um fator determinante para o encerramento do negócio, e sim um conjunto de fatores entremeados que contribuem para o fracasso de uma franquia. Entre estes fatores, destacam-se aspectos financeiros e aspectos peculiares ao franchising. Ao contrário do esperado, a falta de experiência gerencial ou setorial também são fatores críticos para o encerramento da franquia, assim como ocorre em empreendimentos independentes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hilka Vier Machado, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Engenharia de Produção pelo Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Pedro Guena Espinha, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do Programa de Pós-Graduação em Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Downloads

Publicado

2010-05-14

Edição

Seção

Recursos e Desenvolvimento Empresarial