Atores Sociais e Campo Organizacional: Estratégias Discursivas e de Mobilização de Recursos na Construção do Complexo Avícola na Cooperativa Agroindustrial Copagril
Palavras-chave:
trabalho institucional, cooperativas, atores sociais, difusão, empreendedorismo institucionalResumo
O artigo tem como objetivo analisar como os atores sociais atuaram no processo de adoção de uma ideia que já está presente no campo organizacional. São utilizados como base teórica os pressupostos da Teoria Institucional, especialmente os temas que analisam a agência e a mudança como o Empreendedorismo Institucional e Trabalho Institucional. Também é descrito o processo de circulação da ideia pelo campo organizacional, destacando o papel dos condutores e organizações de referência. Para compreender como ocorre este processo foi realizado um estudo empírico, com abordagem qualitativa. A estratégia utilizada foi o estudo de caso da construção do Complexo Avícola da Cooperativa Agroindustrial Copagril, analisando o papel desempenhado pelos atores sociais no processo, demonstrando que eles são importantes na circulação da ideia pelo campo organizacional. Os atores sociais foram fundamentais para identificar a ideia, mobilizar recursos e construir raciocínios para apoiar a ideia apresentada. A análise demonstra a importância da construção de significados, que apóiem a estratégia a ser adotada pela organização, a serem compartilhados pelos diversos atores envolvidos no processo de adoção da estratégia. A construção dos significados é auxiliada pelo fato de existirem organizações no campo que já adotam esta ideia, que podem ser utilizadas como referência. A análise também destacou a importância dos sistemas relacionais como condutores da ideia até a organização e a influência das organizações de referências no processo de identificação da ideia. A originalidade da pesquisa está presente na análise do papel de indivíduos no processo de adoção de uma ideia já presente no campo organizacional, diferenciando-se dos estudos de empreendedorismo institucional que analisam a adoção de uma ideia inovadora no campo organizacional. Outra contribuição relevante é o foco no trabalho prático desempenhado pelos atores sociais no processo de adoção de uma estratégia. Isto pode gerar pontes de conversação entre quem estuda organizações e quem trabalha nelas, incentivando a tradução das ideias institucionais em discursos não acadêmicos.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à RAM. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista de Administração do Mackenzie (RAM) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A partir de 01 de julho de 2015 a RAM adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a RAM endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto) como são o PLoS, eLife, Biomed Central, Hindawi, entre outros.
4. A RAM poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na RAM (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.