Atores Sociais e Campo Organizacional: Estratégias Discursivas e de Mobilização de Recursos na Construção do Complexo Avícola na Cooperativa Agroindustrial Copagril

Autores

  • Josué Alexandre Sander Programa de Pós Graduação em Administração - Universidade Federal do Paraná
  • Cleverson Renan da Cunha Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

trabalho institucional, cooperativas, atores sociais, difusão, empreendedorismo institucional

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar como os atores sociais atuaram no processo de adoção de uma ideia que já está presente no campo organizacional. São utilizados como base teórica os pressupostos da Teoria Institucional, especialmente os temas que analisam a agência e a mudança como o Empreendedorismo Institucional e Trabalho Institucional. Também é descrito o processo de circulação da ideia pelo campo organizacional, destacando o papel dos condutores e organizações de referência. Para compreender como ocorre este processo foi realizado um estudo empírico, com abordagem qualitativa. A estratégia utilizada foi o estudo de caso da construção do Complexo Avícola da Cooperativa Agroindustrial Copagril, analisando o papel desempenhado pelos atores sociais no processo, demonstrando que eles são importantes na circulação da ideia pelo campo organizacional. Os atores sociais foram fundamentais para identificar a ideia, mobilizar recursos e construir raciocínios para apoiar a ideia apresentada. A análise demonstra a importância da construção de significados, que apóiem a estratégia a ser adotada pela organização, a serem compartilhados pelos diversos atores envolvidos no processo de adoção da estratégia. A construção dos significados é auxiliada pelo fato de existirem organizações no campo que já adotam esta ideia, que podem ser utilizadas como referência. A análise também destacou a importância dos sistemas relacionais como condutores da ideia até a organização e a influência das organizações de referências no processo de identificação da ideia. A originalidade da pesquisa está presente na análise do papel de indivíduos no processo de adoção de uma ideia já presente no campo organizacional, diferenciando-se dos estudos de empreendedorismo institucional que analisam a adoção de uma ideia inovadora no campo organizacional. Outra contribuição relevante é o foco no trabalho prático desempenhado pelos atores sociais no processo de adoção de uma estratégia. Isto pode gerar pontes de conversação entre quem estuda organizações e quem trabalha nelas, incentivando a tradução das ideias institucionais em discursos não acadêmicos.

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Biografia do Autor

Josué Alexandre Sander, Programa de Pós Graduação em Administração - Universidade Federal do Paraná

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná.

Professor do Curso de Adminsitração do Centro Universitário Campos de Andrade.

Cleverson Renan da Cunha, Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004).

Professor adjunto do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná

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Publicado

2012-09-24

Edição

Seção

Recursos e Desenvolvimento Empresarial