A Fenomenologia Social na Pesquisa em Estratégia

Autores

  • Fernanda Maria Felicio Macedo UFOP Universidade Federal de Ouro Preto
  • Diego Luiz Teixeira Boava UFOP Universidade Federal de Ouro Preto
  • Luiz Marcelo Antonialli UFLA Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Estratégia, estrategista, pesquisa, fenomenologia social, método.

Resumo

A investigação científica em estratégia, no decorrer do tempo, vem passando por transformações que podem ser analisadas como uma evolução da produção do conhecimento neste campo. Tal evolução se processa via tentativa de formulação de um saber estratégico voltado para organizações e ambientes dinâmicos. Dessa forma, o conhecimento estratégico elaborado até o momento se relaciona com várias ferramentas para auxiliar o gestor no processo de tomada de decisão. Todavia, observa-se na estratégia outras dimensões que existem por si e em si mesmas, mas que por variados motivos são exploradas de maneira pouco aprofundada, como o estrategista. Isto se dá não por desinteresse dos pesquisadores, mas por necessidades de natureza prática, que são orientadas pelo modo de produção capitalista – ideologia. Isso ocorre quando a ciência estuda a realidade posta, não a origem ou os primeiros princípios. Desta forma, investiga-se neste trabalho como se processa a pesquisa em estratégia, com a constatação do predomínio de uma visão funcionalista na pesquisa sobre este fenômeno. Diante deste contexto, emerge a necessidade de se abordar o tema a partir de outras perspectivas, como a interpretativa, por exemplo. Outrossim, pretende-se propor um outro modo de acesso ao fenômeno estratégico a partir do emprego da fenomenologia social. Tal vertente, que pertencente à orientação paradigmática interpretativa, trata de questões como a intersubjetividade, alter ego, mundo da vida, processo de significação, tipificação, conduta e ação social, teoria da motivação, construção de esquemas típicos ideias que apresentam grande potencial de contribuição para o avanço da compreensão holística da estratégia. O paradigma interpretativo oferece algo a mais à estratégia buscando conhecer o fenômeno estratégico à luz da subjetividade de estrategista, considerando sua racionalidade substantiva e experiência de vida. Destaca-se que este olhar é uma proposta de aprofundamento dos estudos a partir de outra linha paradigmática de pesquisa, não apresentando tal orientação maior ou menor relevância que a linha vigente funcionalista. Portanto, neste trabalho pretende-se contribuir para o avanço das pesquisas em estratégia, ainda que seu escopo seja propedêutico, elaborando uma proposta de abordagem inovadora do fenômeno estratégico.

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Biografia do Autor

Fernanda Maria Felicio Macedo, UFOP Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina. Professora Assistente do Departamento de Ciências Econômicas e Gerenciais da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Interesse de Pesquisa: estratégia, empreendedorismo, inovação, fenomenologia social.

Diego Luiz Teixeira Boava, UFOP Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina. Professor Assistente do Departamento de Ciências Econômicas e Gerenciais da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Interesse de Pesquisa: empreendedorismo, ética, estudos organizacionais e fenomenologia.

Luiz Marcelo Antonialli, UFLA Universidade Federal de Lavras

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Professor Associado do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras. Interesse de Pesquisa: administração estratégica e metodologia de pesquisa.

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Publicado

2012-01-27

Edição

Seção

Recursos e Desenvolvimento Empresarial