Motivação na aprendizagem organizacional: construindo as categorias afetiva, cognitiva e social

Autores

  • Christiane Kleinübing Godoi UNIVALI
  • Sandra Margarete Ferreira Freitas UNIVALI
  • Taís Baumgarten Carvalho UNIVALI

Palavras-chave:

Motivação, Aprendizagem, Afeto, Cognição, Categorias

Resumo

O estudo dos processos complexos de aprendizagem encontra no fenômeno motivacional um elemento fundamental. O que se busca nesse ensaio é compreensão do entrelaçamento dos aspectos afetivos, cognitivos e sociais da motivação no interior do processo de aprendizagem organizacional. A delimitação do objeto – motivação na aprendizagem organizacional – emerge, inicialmente, da construção de cada categoria: a) categoria afetiva, originária da confluência entre a teoria psicanalítica freudiana e abordagem psicodinâmica da aprendizagem; b) categoria cognitiva, procedente do pensamento piagetiano; e c) categoria social, sob a influência das teorias da aprendizagem social e sócio-cognitiva. Em virtude de as teorias referenciais terem sido desenvolvidas historicamente sob paradigmas distintos, elabora-se uma aproximação entre os paradigmas criticalista, que transpassa a abordagem psicanalítica e o construcionismo social, que sustenta as abordagens da psicologia utilizadas. A análise conjunta das três categorias e seus fatores envolve dois momentos: a análise dos fatores da motivação na aprendizagem, descritas por autores que atuam no campo do indivíduo, observando aqueles que podem ser adaptados para o campo organizacional, e inseridos nas categorias desenvolvidas; proposição de um quadro síntese de categorias e fatores que possa ser utilizado em estudos subseqüentes sobre o tema. Esse artigo pretende contribuir para um novo olhar sobre as teorias da motivação e da aprendizagem nas organizações, uma vez que a sua relação constitui um objeto de estudo que não pode ser reduzido a um tipo motivacional, nem tampouco a um tipo de cenário de engajamentos, semelhante à motivação no trabalho, mas consiste em um conceito inerente aos processos do aprender organizacional. Atribui-se a relevância do estudo à abertura de uma perspectiva multiparadigmática de compreensão do fenômeno.

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Biografia do Autor

Christiane Kleinübing Godoi, UNIVALI

Doutora em Engenharia de Produção pelo Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Vale do Itajaí

Sandra Margarete Ferreira Freitas, UNIVALI

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Universidade do Vale do Itajaí

Gestor de Serviços Educacionais do Departamento de Educação do Serviço Social da Indústria

Taís Baumgarten Carvalho, UNIVALI

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Universidade do Vale do Itajaí

Professora do Departamento de Administração da Faculdade Municipal de Palhoça

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Publicado

2010-12-20

Edição

Seção

Gestão Humana e Social