Motivação na aprendizagem organizacional: construindo as categorias afetiva, cognitiva e social
Palavras-chave:
Motivação, Aprendizagem, Afeto, Cognição, CategoriasResumo
O estudo dos processos complexos de aprendizagem encontra no fenômeno motivacional um elemento fundamental. O que se busca nesse ensaio é compreensão do entrelaçamento dos aspectos afetivos, cognitivos e sociais da motivação no interior do processo de aprendizagem organizacional. A delimitação do objeto – motivação na aprendizagem organizacional – emerge, inicialmente, da construção de cada categoria: a) categoria afetiva, originária da confluência entre a teoria psicanalítica freudiana e abordagem psicodinâmica da aprendizagem; b) categoria cognitiva, procedente do pensamento piagetiano; e c) categoria social, sob a influência das teorias da aprendizagem social e sócio-cognitiva. Em virtude de as teorias referenciais terem sido desenvolvidas historicamente sob paradigmas distintos, elabora-se uma aproximação entre os paradigmas criticalista, que transpassa a abordagem psicanalítica e o construcionismo social, que sustenta as abordagens da psicologia utilizadas. A análise conjunta das três categorias e seus fatores envolve dois momentos: a análise dos fatores da motivação na aprendizagem, descritas por autores que atuam no campo do indivíduo, observando aqueles que podem ser adaptados para o campo organizacional, e inseridos nas categorias desenvolvidas; proposição de um quadro síntese de categorias e fatores que possa ser utilizado em estudos subseqüentes sobre o tema. Esse artigo pretende contribuir para um novo olhar sobre as teorias da motivação e da aprendizagem nas organizações, uma vez que a sua relação constitui um objeto de estudo que não pode ser reduzido a um tipo motivacional, nem tampouco a um tipo de cenário de engajamentos, semelhante à motivação no trabalho, mas consiste em um conceito inerente aos processos do aprender organizacional. Atribui-se a relevância do estudo à abertura de uma perspectiva multiparadigmática de compreensão do fenômeno.
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