Custo de capital próprio em mercados emergentes: uma investigação empírica no Brasil com o Dowside Risk

Autores

  • Graziela Xavier Fortunato Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa emContabilidade, Economia e Finanças
  • Luiz Felipe Jacques da Motta Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Giuseppe Russo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Emerging markets, Return, Downside risk, CAPM, Cost of capital.

Resumo

Este artigo visa testar empiricamente a proposta de Estrada (2000) para as empresas que compõem o Ibovespa, avaliando se para mercados emergentes existem medidas de risco diferentes que beta do modelo CAPM. Desta forma, aplicamos o downside risk, que capta a parte negativa do retorno. Além de dados em cross section, utilizamos dados de painel, como contribuição adicional. Os resultados encontrados não confirmam a idéia de que o downside risk é uma medida mais adequada ao mercado brasileiro quando analisado a correlação entre risco e retorno. Outras medidas de risco tiveram correlação melhor com o retorno, permitindo calcular o custo de capital, com valor diferente daquele obtido pela aplicação do beta. De acordo com Estrada (2000), os resultados sugerem que os mercados emergentes estão situados entre os mercados integrados e segmentados, tal como confirmado ao mercado brasileiro. 

 

Palavras-Chaves:  mercado emergente, retorno, downside risk, CAPM.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziela Xavier Fortunato, Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa emContabilidade, Economia e Finanças

Doutora em Administração de Empresas pelo Instituto de Administração e Gerência (IAG) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Professora de Finanças da Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças (Fucape).

Luiz Felipe Jacques da Motta, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da University of Southern California, Estados Unidos. Professor de Finanças do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Giuseppe Russo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutor em Administração de Empresas pelo Instituto de Administração e Gerência da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Downloads

Publicado

2009-11-02

Edição

Seção

Finanças Estratégicas