Aprendizagem situada, participação e legitimidade nas práticas de trabalho

Autores

  • Lucas Gudolle UFRGS
  • Claudia Simone Antonello UFRGS
  • Leonardo Flach UFSC

Palavras-chave:

aprendizagem situada, participação, práticas de trabalho, comunidades de prática, legitimidade

Resumo

O presente estudo tem por objetivo identificar e analisar o processo de aprendizagem situada a partir da participação e legitimidade nas práticas dos grupos de trabalho da Dublin Irish Pub. O arcabouço teórico envolve a aprendizagem situada, aprofundada juntamente com o estudo da participação periférica legitimada e diferentes níveis de participação nas práticas de trabalho dos grupos de trabalho. Com base no método qualitativo básico, a coleta de dados ocorreu pela observação direta, diário de campo, entrevistas em profundidade. O período de observação de seis meses totalizou trinta e duas idas a campo e oito entrevistas realizadas na empresa estudada. Assim, por meio da análise interpretativista, as informações da pesquisa permitem elucidar de que maneira a participação e legitimidade nas práticas de trabalho podem auxiliar na aprendizagem. Dentre os resultados encontrados no estudo, destacam-se as formas de aprendizagem situada que surgiram em três grupos: garçons; barmans; cozinha. Descrevendo de forma analítica o engajamento e participação dos aprendizes nas práticas de trabalho e nas comunidades de prática, argumenta-se a partir deste trabalho que esse processo de atuação nas comunidades de prática passa pela fase inicial de participação periférica legitimada, sendo que a partir do engajamento e atuação com os mais experientes desenvolve-se a aprendizagem. Além disso, os ganhos de legitimidade e pertencimento são elementos relevantes no processo de aprendizagem e pode-se identificar que o processo de aprendizagem situada não ocorre somente em comunidades de prática, que o pertencimento, bem como a participação periférica legitimada são características a serem fomentadas nas organizações. A partir da negociação e renegociação de significados, pelo estabelecimento de relacionamentos sociais e comunidades de prática, cria-se um sistema por meio do qual os modos de ver, interpretar, compreender, praticar, se constituem e são compartilhados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Gudolle, UFRGS

Mestre em Administração pela Faculdade de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor  da Faculdade de Administração do Grupo Educacional Unificado 

Claudia Simone Antonello, UFRGS

Doutora em Administração pelo  Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul

Professor do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul

Leonardo Flach, UFSC

Doutor em Administração pelo Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul

Professor  do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina

Downloads

Publicado

2011-11-04

Edição

Seção

Gestão Humana e Social