Uma análise sobre a inserção profissional de estudantes de administração no Brasil

Autores

  • Sidinei Rocha de Oliveira UFF
  • Valmiria Carolina Piccinini PPGA/EA/UFRGS

Palavras-chave:

Inserção profissional, Estágios, Administração, Mercado de trabalho, Jovens

Resumo

Atualmente os estágios representam uma forma de “inserção profissional organizada”, estruturada na convergência dos sistemas educativo e produtivo, em que a escola/universidade já incorpora à formação aspectos de aprendizado prático, preparando a socialização para o trabalho. Para compreender como essas transformações têm se refletido no processo de ingresso no mundo do trabalho, este estudo tem por objetivo analisar a inserção profissional dos estudantes de Administração a partir da experiência de estágio em Porto Alegre e região metropolitana. A pesquisa seguiu uma orientação construtivista. Foram entrevistados 32 estudantes dos cursos de graduação em Administração que relataram suas experiências de estágio, apontando suas implicações para a inserção profissional e suas expectativas de carreira futura. Na análise, nota-se que, apesar do caráter de formação, o estágio nem sempre representa a etapa inicial do processo de inserção profissional, pois, pelas entrevistas, verifica-se que a primeira experiência profissional dos estudantes nem sempre está relacionada com o curso de formação e normalmente vincula-se à busca pelo conhecimento do mundo do trabalho ou à independência financeira dos pais. Os estágios tornam-se centrais quando o jovem procura experiência profissional relacionada à sua área de formação. Nesse momento, nota-se a influência das expectativas individuais, pois, numa forma institucionalizada de inserção e dentro de um mesmo grupo juvenil, devem ser consideradas as diversas trajetórias possíveis. Verifica-se que não há uma possibilidade única e generalista para compreensão desse processo, pois uma diversidade de caminhos se origina a partir da experiência de estágio, tornando ainda mais complexa a compreensão do conceito de inserção profissional. Inserção profissional; Estágios; Administração; Mercado de trabalho; Jovens.

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Biografia do Autor

Sidinei Rocha de Oliveira, UFF

Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Valmiria Carolina Piccinini, PPGA/EA/UFRGS

Doutora em Economia do Trabalho e da Produção pelo Institut d’Administration d’Entreprises da Université Pierre Mendès (França).

Professora do Departamento de Ciências Administrativas da

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2011-11-10

Edição

Seção

Gestão Humana e Social