Desenvolvimento Sustentável, Consumo e Cidadania: um estudo sobre a (des)articulação da comunicação de Organizações da Sociedade Civil, Estado e Empresas

Autores

  • Daniela Viegas Centro Universitário UNA
  • Armindo dos Santos de Sousa Teodósio Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Consumo Sustentável, Desenvolvimento Sustentável, Cidadania, Mobilização, Comunicação Social

Resumo

O consumo na contemporaneidade cumpre diferentes funções e implica em múltiplas referências como construção social, porém, nos padrões atuais, é insustentável, tanto na perspectiva ambiental quanto da construção de direitos e da cidadania. Para compreender os desafios da construção de ações e políticas capazes de renovar as práticas de consumo, problematiza-se neste artigo as respostas aos dilemas do consumo construídas por atores da sociedade civil, Estado e mercado. O consumo sustentável se configuraria como uma das possibilidades de tratamento dos impactos do consumismo, pois envolve mudanças de atitude aliadas à necessidade de transformação do sistema das atitudes e valores dos cidadãos. Apesar de ainda não se observar a predominância de um novo modelo civilizatório capaz de superar os dilemas da sociedade do consumo, existem alternativas para promover a sustentabilidade. Esse esforço sugeriria a construção de articulações entre diferentes grupos, quer seja do governo, da sociedade civil e do mercado, para atender as demandas da população e adotar boas práticas de produção e consumo sustentáveis, através da ação política e exercício da cidadania. Na pesquisa empírica, de abordagem qualitativa, com entrevistas em profundidade e análise descritiva, percebeu-se que a comunicação para a construção de discursos e práticas politicamente corretas para o consumo por parte dos atores pesquisados para torná-lo sustentável nem sempre dá conta da complexa relação que envolve o meio ambiente na esfera pública e organizacional. Muito presente nos textos de relatórios empresariais, o desenvolvimento sustentável não é percebido na prática organizacional cotidiana. Nesse contexto, descortinam-se diferentes dramas e tramas da cidadania socioambiental, que podem dar novo sentido às lutas ambientais no campo do consumo, bem como encobrir as armadilhas de um discurso ambientalmente correto, mas politicamente frágil.

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Biografia do Autor

Daniela Viegas, Centro Universitário UNA

Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Instituto de Educação Continuada, Pesquisa e Extensão do

Professora da Faculdade de Comunicação e Artes do Centro Universitário União de Negócios e Administração

 

Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

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Publicado

2011-03-18