Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental: Uma trajetória comum com muitos desafios

Autores

  • José Carlos Barbieri FGV-EAESP
  • Dirceu da Silva Universidade Nove de Julho

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educação para a Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável, Meio ambiente, Ensino de Administração

Resumo

O objetivo geral deste artigo é a apresentação do surgimento de uma concepção de educação ambiental (EA) associada ao movimento do desenvolvimento sustentável e uma proposta de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), tendo em vista sua aplicação em cursos de Administração de Empresas, pois, como será mostrado, na concepção dessa EA deu-se especial atenção aos profissionais cujas atividades e decisões geram repercussões significativas sobre o meio ambiente, como administradores, economistas, engenheiros, arquitetos, desenvolvedores de produtos, formuladores de políticas públicas, entre outros. Serão apresentados os principais eventos intergovernamentais que deram surgimento a essa concepção de EA, as principais diretrizes e recomendações aplicadas a esses profissionais e uma proposta de EDS e sua relação com a EA. Depois, será apresentado um debate sobre a EA e a EDS, pois há entendimentos diametralmente opostos sobre essas duas concepções de educação. Serão apresentados diferentes entendimentos do conceito de desenvolvimento sustentável e as questões polêmicas que geram dúvidas e objeções sobre ele, na perspectiva de dirimir mitos e concepções ingênuas. Também, serão abordadas as questões relativas ao crescimento econômico e sua relação com o desenvolvimento, uma das principais questões polêmicas em torno do conceito de desenvolvimento sustentável. O artigo discute conceitos e recomendações constantes nos documentos intergovernamentais, sobretudo os produzidos pelas agências da ONU, que criaram marcos para o debate e introduziram elementos para que se desencadeassem ações mundiais de EA. Por fim apresenta algumas das principais iniciativas voluntárias para a inserção das Instituições de Ensino Superior no movimento do desenvolvimento sustentável, tal como a Declaração de Talloires, para implementar a EA e a EDS.

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Biografia do Autor

José Carlos Barbieri, FGV-EAESP

Doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas

Professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas

Dirceu da Silva, Universidade Nove de Julho

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Professor da Faculdade de Administração de Empresas da Universidade Nove de Julho

 

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Publicado

2011-03-18