Recursos de Tecnologia da Informação Sustentadores de Vantagem Competitiva Empresarial: Estudo no Setor Metal-Mecânico Agroindustrial

Autores

  • Adolfo Alberto Vanti Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Renato Przyczynski Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA)

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação, TI, competitividade, Visão Baseada em Recursos, VBR.

Resumo

Este estudo analisou os recursos internos de Tecnologia da Informação (TI) como sustentadores de vantagem competitiva sob a ótica da Visão Baseada em Recursos (VBR). A análise investigou dezessete atributos estratégicos em um estudo qualitativo de caráter exploratório e com um histórico-longitudinal. Foi aplicado em múltiplos casos considerando a dinâmica competitiva de duas organizações, líderes do setor metal-mecânico e significativamente competitivas em inovação tecnológica. O estudo considerou as narrativas de 16 executivos (doze CEOs e quatro CIOs) a partir da reconstituição de vinte anos de competitividade empresarial, tendo sido considerados eventos econômicos relevantes ou fases críticas identificadas no período estudado. Dentre os principais resultados, o estudo revelou os diferentes atributos estratégicos de TI interagindo com as fases críticas da competitividade nas organizações estudadas. Estes atributos foram fundamentados nos recursos denominados Configurador de Produto (CP), Módulo Comercial (MC) e Manufatura Virtual (MV).

Palavras-chave: Tecnologia da Informação; TI; competitividade; Visão Baseada em Recursos; VBR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adolfo Alberto Vanti, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutor em Administração do Departamenro de Direção de Empresas da Universidade de Deusto

Professor do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da Faculdade de Administração/ Ciências Contábeis da Universidade do vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Renato Przyczynski, Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA)

Mestre em Desenvolvimento, Gestão e Cidadania pelo Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Professor do Departamento de Administração do Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA)

Downloads

Publicado

2012-05-30

Edição

Seção

Recursos e Desenvolvimento Empresarial