Transformando o Discurso em Prática: uma Análise dos Motivos e Preocupações que Influenciam o Comportamento Pró-ambiental
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Motivos, Preocupações, Ação, ComportamentoResumo
A educação ambiental, no âmbito dos cursos de administração, ainda se encontra em fase de maturação, sendo a sua abordagem muitas vezes resumida a uma única disciplina e com poucas produções científicas na área. Este estudo tem como objetivo analisar como os motivos e preocupações ambientais se relacionam diante da perspectiva de ação dos estudantes do curso de administração frente às práticas de conservação do meio ambiente. Utilizou-se como principais referências a escala de preocupações com as conseqüências ambientais de Schultz (2001) e a escala de motivos pró-ambientais de Thompson e Barton (1994). A pesquisa contou com a participação de 219 estudantes universitários de uma região metropolitana de nordeste brasileiro, sendo os dados trabalhados com os softwares SPSS e AMOS, versão 18.0, módulos de estatística descritiva, testes não paramétricos, análise fatorial confirmatória, correlação e regressão binária logística. Encontrou-se uma correlação negativa entre o motivo apático e a preocupação biosférica, uma correlação positiva entre o motivo ecocêntrico e a preocupação biosférica e uma correlação positiva entre os motivos ecocêntricos e as preocupações altruístas. Por sua vez, observou-se ainda uma relação da preocupação biosférica e dos motivos ecocêntrico com a predisposição à ação para a preservação ambiental. Os resultados dessa pesquisa podem proporcionar aos educadores um direcionamento de que os motivos ecocêntricos e as preocupações biosféricas precisam ser incentivados, visando sensibilizar os estudantes a transformarem o discurso a favor do meio ambiente em prática. As relações encontradas demonstram aspectos importantes de compreensão do comportamento humano diante da temática ambiental. Para um maior entendimento das relações evidenciadas neste estudo, torna-se importante a aplicação de outros instrumentos com diferentes amostras formadas por estudantes de outras regiões geográficas, diferentes cursos e instituições de ensino superior.
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