Gestão da Qualidade como um Recurso para Reduzir os Custos de Transação: Evidências Empíricas no Comércio Internacional de Frutas

Autores

  • José Márcio Carvalho Universidade de Brasília
  • Karim Marini Thomé Universidade de Brasília
  • Fabrício Oliveira Leitão Inesc

Palavras-chave:

Transaction Costs Economy, Qualitative Management, British-Brazilian Trade.

Resumo

A fruta é um produto altamente perecível, suscetível a riscos biológicos, físicos e químicos. Tais riscos são agravados quando os frutos são transacionados no mercado internacional. Neste caso, os fornecedores e compradores de frutas frutos estão expostos a elevados custos de transação, uma vez que ambos os lados precisam lidar com questões como as especificações do produto, o processamento pós-colheita e logística. A gestão da qualidade pode ser empregada a fim de organizar toda a produção, processamento e operações de logística. O presente trabalho tem o objetivo de verificar se os produtores, exportadores e importadores de frutas estão fazendo uso de conceitos de gestão da qualidade a fim de reduzir riscos e custos de transação. Como método de investigação, foi realizado uma pesquisa no Brasil e no Reino Unido utilizando entrevistas semi-estruturadas. O conteúdo das perguntas da entrevista semi-estruturada foi determinado com base na revisão da literatura sobre ECT, sobre comércio internacional de frutas e sobre gestão da qualidade. Os temas investigados foram: as atividades técnicas realizadas pelas organizações que operam no comércio de frutas, os principais tipos de clientes comerciais (parceiros) da empresa, a natureza das relações do tipo mercado mantidas pela empresa, o nível de problemas de qualidade percebida pelas empresas, e as estratégias de gestão de qualidade adotados pelas empresas envolvidas. Estes temas serviram como referência para a elaboração das principais questões e das questões secundárias decorrentes. Eles também deram a direção, para possíveis perguntas exploratórias. Os resultados da pesquisa dá suporte a ideia de que a gestão da qualidade é fundamental no comércio de frutas. A maioria das empresas abordadas não indicaram perceber como problemáticos e dos vários parâmetros que afetam a qualidade do produto final. Os resultados sugerem que as empresas que são incapazes de lidar com questões de qualidade de maneira satisfatória encontram pouco espaço no comércio de frutas. Conceitos de gestão da qualidade são muito utilizados para garantir as especificidades do produto e a racionalidade nos processos de operação e por fazê-lo, contribui para reduzir custos de transação neste tipo de comércio.

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Biografia do Autor

José Márcio Carvalho, Universidade de Brasília

Eng. Agrônomo, doutor em Administração pela Universidade de Reading - Inglaterra. Professor da Universidade de Brasília - UnB

Karim Marini Thomé, Universidade de Brasília

Professor da Universidade de Brasília - UnB

Fabrício Oliveira Leitão, Inesc

Administrador, mestre em Agronegócio e doutorando em Transportes pela Universidade de Brasília - UnB.

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Publicado

2013-11-11

Edição

Seção

Recursos e Desenvolvimento Empresarial