Gestão da Qualidade como um Recurso para Reduzir os Custos de Transação: Evidências Empíricas no Comércio Internacional de Frutas
Palavras-chave:
Transaction Costs Economy, Qualitative Management, British-Brazilian Trade.Resumo
A fruta é um produto altamente perecível, suscetível a riscos biológicos, físicos e químicos. Tais riscos são agravados quando os frutos são transacionados no mercado internacional. Neste caso, os fornecedores e compradores de frutas frutos estão expostos a elevados custos de transação, uma vez que ambos os lados precisam lidar com questões como as especificações do produto, o processamento pós-colheita e logística. A gestão da qualidade pode ser empregada a fim de organizar toda a produção, processamento e operações de logística. O presente trabalho tem o objetivo de verificar se os produtores, exportadores e importadores de frutas estão fazendo uso de conceitos de gestão da qualidade a fim de reduzir riscos e custos de transação. Como método de investigação, foi realizado uma pesquisa no Brasil e no Reino Unido utilizando entrevistas semi-estruturadas. O conteúdo das perguntas da entrevista semi-estruturada foi determinado com base na revisão da literatura sobre ECT, sobre comércio internacional de frutas e sobre gestão da qualidade. Os temas investigados foram: as atividades técnicas realizadas pelas organizações que operam no comércio de frutas, os principais tipos de clientes comerciais (parceiros) da empresa, a natureza das relações do tipo mercado mantidas pela empresa, o nível de problemas de qualidade percebida pelas empresas, e as estratégias de gestão de qualidade adotados pelas empresas envolvidas. Estes temas serviram como referência para a elaboração das principais questões e das questões secundárias decorrentes. Eles também deram a direção, para possíveis perguntas exploratórias. Os resultados da pesquisa dá suporte a ideia de que a gestão da qualidade é fundamental no comércio de frutas. A maioria das empresas abordadas não indicaram perceber como problemáticos e dos vários parâmetros que afetam a qualidade do produto final. Os resultados sugerem que as empresas que são incapazes de lidar com questões de qualidade de maneira satisfatória encontram pouco espaço no comércio de frutas. Conceitos de gestão da qualidade são muito utilizados para garantir as especificidades do produto e a racionalidade nos processos de operação e por fazê-lo, contribui para reduzir custos de transação neste tipo de comércio.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à RAM. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista de Administração do Mackenzie (RAM) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A partir de 01 de julho de 2015 a RAM adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a RAM endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto) como são o PLoS, eLife, Biomed Central, Hindawi, entre outros.
4. A RAM poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na RAM (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.