A reflexão como mediadora da aprendizagem gerencial em organizações não governamentais

Autores

  • Lucimeiry Batista da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Anielson Barbosa da Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Palavras-chave:

Organizações não governamentais, Gerente, Aprendizagem, Reflexão, Ação

Resumo

Os estudos envolvendo o campo da aprendizagem em nível gerencial surgiram para suprir um gap entre teoria e prática na educação e no desenvolvimento gerencial e abrangem várias abordagens e perspectivas teóricas com o objetivo de compreender os fatores e o processo de aprendizagem de gerentes. A reflexão é um dos fatores que pode facilitar a aprendizagem. Neste estudo, pretende-se identificar o papel da reflexão como mediadora da aprendizagem gerencial no contexto das Organizações Não Governamentais. Para fundamentar o desenvolvimento da pesquisa, buscou-se traçar um panorama sobre o universo das ONG’s e sobre os vínculos entre aprendizagem e reflexão. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, e foi realizada com gestores de dezesseis ONG’s localizadas no Nordeste brasileiro, que atuam em diversas áreas. O levantamento de dados foi realizado a partir de entrevistas semiestruturadas e a análise dos dados objetivou identificar os padrões e as conexões que emergiram dos relatos das experiências utilizando a análise do discurso. Os resultados do estudo indicam que a reflexão assume o papel de mediadora quando possibilita ampliar a compreensão das situações, aprender com os erros e críticas e no processo decisório. Os gerentes pesquisados refletem após a ação e em ação em sua prática diária. A reflexão após a ação aprimora a tomada de decisão e contribui na busca do autoconhecimento. Já a reflexão em ação ocorre na prática diária. A reflexão como mediadora da aprendizagem gerencial influência não apenas no conteúdo da aprendizagem (o que), mas no seu processo (como) e a sua amplitude (relevância e abrangência). Uma das contribuições do estudo é auxiliar os gestores das ONG’s a refletirem: sobre suas experiências e processos de aprendizagem; sobre o papel do contexto sociocultural em seu desenvolvimento pessoal e profissional; sobre a dinâmica dos relacionamentos e; sobre seu papel enquanto agente de transformação organizacional e social.

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Biografia do Autor

Lucimeiry Batista da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Administração da Universidade Federal da Paraíba

Anielson Barbosa da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Engenharia de Produção pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba

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Publicado

2011-01-26

Edição

Seção

Gestão Humana e Social