A socialização de consumo e a formação do materialismo entre os adolescentes

Autores

  • Cristiane Pizzutti dos Santos Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Daniel Von Der Heyde Fernandes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Socialização, Adolescentes, Materialismo, Estrutura sociofamiliar, Comportamento

Resumo

As experiências na adolescência são de grande importância na construção de padrões de comportamento, inclusive na fase adulta. Utilizando-se da teoria da socialização e de estudos sobre materialismo, o propósito deste trabalho é examinar a formação do comportamento materialista entre adolescentes, investigando as variáveis antecedentes desse comportamento. Para tanto, um modelo teórico, baseado em duas importantes correntes de pesquisa – teoria da socialização e da estrutura sociofamiliar – foi desenvolvido e testado, através de dois estudos descritivos de corte transversal, o primeiro com 460 adolescentes e o segundo com 190 recém-adultos. O modelo foi testado pela técnica estatística de Análise Fatorial Confirmatória a partir de equações estruturais. Os resultados do primeiro estudo trouxeram um impacto significativo das seguintes variáveis no comportamento materialista dos adolescentes: 1. grau de interação com os pais; 2. nível de contato com os amigos; 3. grau de contato com a televisão; 4. sexo; 5. renda familiar; e 6. situação dos pais. Jovens do sexo feminino, com pais separados, alta renda familiar, maior contato com os amigos e com a televisão indicaram maior grau de materialismo; enquanto aqueles com maior interação com os pais apresentaram menor grau de materialismo. Ao se comparar os resultados obtidos na primeira amostra com aqueles obtidos na segunda – composta por jovens adultos –, observa-se que a influência do sexo, da renda e, principalmente, da televisão no comportamento materialista obteve queda expressiva. Por outro lado, a influência da separação dos pais na época da adolescência mantém-se elevada e a influência da interação com os amigos também nessa época tem forte aumento. De forma geral, os resultados sustentam o impacto da socialização durante a adolescência na formação do materialismo e a influência da interação com amigos tanto entre adolescentes quanto entre indivíduos no início da fase adulta. Em relação à televisão, o impacto é mais imediato, ficando restrito ao comportamento materialista durante a adolescência. A separação dos pais, o sexo e a renda familiar também tiveram influência relevante. Não houve diferença nos níveis de materialismo entre as duas amostras. Um estudo qualitativo com 11 adolescentes foi realizado para sedimentar os achados, no qual a influência do grupo foi ressaltada.

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Biografia do Autor

Cristiane Pizzutti dos Santos, Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do SulProfessora da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Daniel Von Der Heyde Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Comportamento do Consumidor pelo Departamento de Marketing da Erasmus Universiteit

Pesquisador da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2010-11-12

Edição

Seção

Recursos e Desenvolvimento Empresarial