A produção científica em empreendedorismo: análise do academy of management meeting: 1954-2005

Autores

  • Marcelo Leandro de Borba
  • Marianne Hoeltgebaum
  • Amélia Silveira

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Academy of Management Meeting, Produção científica em empreendedorismo, Bibliometria, Análise de citação.

Resumo

O objetivo foi analisar a produção científica da área de empreendedorismo apresentada no Academy of Management Meeting (AOM - Meeting), de 1954 a 2005. A pesquisa foi exploratória, com delineamento qualitativo, de caráter bibliográfico, em sua primeira fase. Aqui os 91 artigos identificados na base de dados da Ebsco, no Business Source Premier, foram classificados quanto ao campo de estudos do empreendedorismo, com base nos temas propostos por Vésper (1977) e Schreier e Komives (1973). Os destaques foram: administração de pequenas empresas, empreendedorismo e inovação, e psicologia. Houve tendência de interesse para o processo de ação da empresa. A segunda fase da pesquisa foi descritiva, com método quantitativo, realizada por meio da técnica de análise de citação, em que as 2.127 referências constantes nos 91 artigos estudados foram analisadas com base nos trabalhos de Béchard (1996) e Grégoire et al. (2006). A vida média da literatura citada foi de onze anos. Assim, há um intervalo de tempo entre a publicação das obras citadas e a sua efetiva citação nos artigos analisados no AOM - Meeting, de 1954 a 2005. O grupo de elite foi composto por 19 autores, sendo representado por Arnold C. Cooper, com 36 citações. Um total de 30 autores possuiu obras relevantes que impactaram essa literatura. O maior fator de impacto coube às obras de Joseph Alois Schumpeter. Por tratar-se do maior evento internacional e do mais antigo em administração de empresas, a relevância do AOM - Meeting é reconhecida. Assim, os resultados desta pesquisa contribuem para aumentar o conhecimento sobre a literatura gerada e os autores que contribuíram para fundamentar os estudos em empreendedorismo, em um período de abrangência de mais de cinquenta anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Leandro de Borba

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb).

Professor do Departamento de Administração da Universidade da Região de Joinville.

Marianne Hoeltgebaum

Doutora em Administração pelo Wissenschaftliche Hochschule Für Unternehmensführung.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Fundação da Universidade Regional de Blumenau (Furb).

Amélia Silveira

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP).

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Regional de Blumenau (Furb).

Downloads

Publicado

2011-01-26

Edição

Seção

Recursos e Desenvolvimento Empresarial