A qualidade das alternativas em decisões estratégicas: um estudo sobre criatividade e completude em decisões empresariais

Autores

  • Antonio Luiz Rocha Dacorso Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Rosária Fátima Segger Macri Russo FEA/USP
  • Maria Conceição Melo Silva UFS
  • Gracyanne Freire de Araujo UFS

Palavras-chave:

Decisão estratégica, Intuição, Experimento, Geração de alternativas, Árvore hierárquica.

Resumo

A qualidade das decisões estratégicas dos empresários está diretamente relacionada à capacidade que eles demonstram para encontrar alternativas criativas quando enfrentam os problemas de suas empresas. Essas alternativas podem ser geradas intuitivamente, utilizando heurísticas. As pesquisas sobre geração de alternativas têm indicado consistentemente que as pessoas não são eficientes nessa atividade. As explicações para esse fato, contidas na literatura sobre decisão, não são conclusivas e permitem especulações a respeito. Para explorar essa questão e relacioná-la ao administrador brasileiro, foi idealizado um experimento com 174 alunos de quatro cursos de MBA para avaliar a originalidade e a completude das alternativas. O experimento e a respectiva análise basearam-se na confluência da pesquisa experimental, oriunda da psicologia cognitiva da decisão, com as visões da ciência da decisão organizacional tradicional e o novo campo de estudo das decisões intuitivas ou naturalísticas. Para mensurar a criatividade das alternativas apresentadas durante o experimento, empregou-se o conceito de árvore hierárquica, que demonstrou ser uma poderosa ferramenta para a tipologia de alternativas. O resultado desse experimento confirmou o baixo desempenho em geração de alternativas dos gerentes e, ao mesmo tempo, indicou que, provavelmente, a etapa de geração de alternativas isolada da etapa de escolha pode melhorar a qualidade das alternativas. A heurística, por sua vez, não demonstrou influenciar o conjunto de alternativas geradas.

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Biografia do Autor

Antonio Luiz Rocha Dacorso, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Professor do Departamento de Administração da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Rosária Fátima Segger Macri Russo, FEA/USP

Doutoranda em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Professora do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap).

Maria Conceição Melo Silva, UFS

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Professora do Departamento de Administração da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Gracyanne Freire de Araujo, UFS

Mestra em Engenharia de Produção pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Professora do Departamento de Administração da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

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Publicado

2010-09-17