Metadecisão no modelo de gestão Toyotista.
Palavras-chave:
Tomada de decisão, Processo decisório, Modelo enxuto, Metadecisão, Toyotismo.Resumo
O processo decisório no modelo de produção enxuta aparece como um fator pouco explorado na literatura. Os elementos que compõem o processo decisório aparecem marginalmente quando se discutem fatores como just-in-time, as parcerias com fornecedores, o desenvolvimento de produtos e a qualidade embutida no processo. O objetivo desta pesquisa é explorar como o processo decisório se apresenta no modelo de produção enxuta. Foram desenvolvidas entrevistas em profundidade com três ex-executivos do primeiro e médio escalão da subsidiária brasileira da Toyota Motor. Os entrevistados foram escolhidos intencionalmente e por oportunidade. Os resultados apresentam um conjunto de elementos do modelo de produção enxuta, denominados na literatura processos de solução de problemas, organizados em uma disposição própria, aqui reconhecida como uma metadecisão, a qual estrutura de forma peculiar o processo decisório do modelo Toyota. A contribuição deste trabalho é tornar explícita a estrutura de metadecisão do modelo de produção enxuta.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à RAM. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista de Administração do Mackenzie (RAM) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A partir de 01 de julho de 2015 a RAM adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a RAM endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto) como são o PLoS, eLife, Biomed Central, Hindawi, entre outros.
4. A RAM poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na RAM (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.