Escolha profissional no curso de administração: tendências empreendedoras e gênero

Autores

  • Verónica Peñaloza Universidade Estadual do Ceará
  • Camila Gomes Diógenes Universidade Estadual do Ceará
  • Sara Jamile Aragão Sousa Universidade Estadual do Ceará

Resumo

A inserção da mulher no mercado de trabalho e seu acesso ao ensino superior têm contribuído para a mudança da natureza dos papéis tradicionalmente atribuídos às mulheres, influenciando suas escolhas profissionais. Contudo, diferentemente do homem, as questões profissionais ainda ocupam um lugar secundário na vida da mulher. Dessa forma, as escolhas profissionais femininas privilegiam o emprego formal, em detrimento de tornarem-se empreendedoras. Nesse contexto, o propósito deste trabalho é estudar o empreendedorismo feminino como escolha profissional em um curso de Administração, relacioná-lo com as razões da opção pelo curso e estudar os fatores que os alunos consideram importantes na atividade profissional. A pesquisa é de caráter exploratório e as informações foram tratadas estatisticamente por meio de análise fatorial, ANOVA e regressão logistic.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Verónica Peñaloza, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Administração pela Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP). Professora Adjunta do Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Camila Gomes Diógenes, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Administração de Empresas pelo Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Sara Jamile Aragão Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Administração de Empresas pelo Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Downloads

Publicado

2009-01-13