Quem é o empreendedor? As implicações de três revoluções tecnológicas na construção do termo empreendedor

Autores

  • Aurora Carneiro Zen Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Edi Madalena Fracasso Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O empreendedor tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento econômico das nações. Contudo, desde sua origem no século XVI, o termo empreendedor tem passado por modifi cações. Este artigo tem como objetivo identifi car contribuições para a formação e as modifi cações nesse termo à luz das mudanças ocorridas ao longo de três paradigmas tecnológicos: revolução industrial, fordismo e tecnologia da informação. O argumento central deste ensaio é que empreendedor refere-se a um termo dinâmico e multifacetado, infl uenciado por revoluções tecnológicas e sociais. Foram identifi cadas quatro concepções de empreendedor: individual, intra-empreendedor, coletivo e social. Conclui-se que os diferentes empreendedores têm motivações, barreiras e desafi os que divergem em características, mas convergem na busca pela construção de um novo empreendimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aurora Carneiro Zen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).

Edi Madalena Fracasso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora pela Harvard University. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).

Downloads

Publicado

2009-01-13