A controversa figura de Mauá

Autores

  • Roberto Minadeo Universidade Estácio de Sá e Instituto Metodista Bennett

Resumo

Ao estudar Mauá, procura-se compreender melhor a economia brasileira no século XIX, nossas raízes empresariais, e a organização social da época. O texto suscita questões relevantes a respeito da cultura empresarial do país, apontando o crescimento e a queda de Mauá. Mais importante do que a própria figura de Mauá e as suas vicissitudes é que o leitor procure posicionar-se sobre o que o levou a crescer e a ruir desse modo - pois podem eventualmente persistir na sociedade os elementos que se fizeram presentes nesses acontecimentos, e importa conhecê-los. Enfim, o texto visa a fornecer elementos para contribuir à compreensão do fenômeno empresarial, do papel do empresário na sociedade, e das complexas relações entre o Governo e a iniciativa privada - temas úteis e atuais na época em que nosso país inicia suas agências de controle sobre setores críticos da atividade econômica.

PALAVRAS-CHAVE: Cultura Empresarial, História Empresarial, História Econômica, Empreendedorismo, Capacitação Empreendedora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Minadeo, Universidade Estácio de Sá e Instituto Metodista Bennett

Doutor em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ). Mestre em Administração de Empresas (COPPEAD/UFRJ). Administrador de Empresas (FEA/USP). Professor do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial e diretor da Graduação em Marketing da Universidade Estácio de Sá. Professor do Mestrado em Gestão Empresarial do Instituto Metodista Bennett.

Publicado

2008-06-25

Edição

Seção

Apresentação