Gestão por competências nas pequenas empresas do APL de bonés da cidade de Apucarana (PR): seu entendimento e suas práticas em confronto com as perspectivas teóricas

Autores

  • Marcio Pascoal Cassandre Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana
  • João Otávio Montanha Endrici Centro de Ensino Superior do Paraná
  • Cristiane Vercesi Universidade Estadual de Londrina

Resumo

O construto competência vem ganhando espaço nas discussões acadêmicas devido à sua importância para a gestão de pessoas e, em conseqüência, para a performance das organizações, incluindo das chamadas pequenas empresas. O presente trabalho, caracterizado como exploratório e descritivo, tem como finalidade analisar o entendimento dos gerentes/administradores atuantes no arranjo produtivo local (APL) de bonés da cidade de Apucarana-PR em relação à gestão por competências. Neste intuito, além de uma revisão da literatura sobre o construto competência, foi realizada uma pesquisa de campo no APL citado. Os resultados obtidos explicitaram o conhecimento das vantagens da gestão baseada em competências por parte dos gerentes/administradores envolvidos no estudo, porém evidenciou-se que, longe de ser compreendida como filosofia de negócios, a gestão por competências tem sido utilizada somente como ferramenta gerencial visando a resultados em curto prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Pascoal Cassandre, Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana

Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor Assistente do Departamento de Administração da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana.

João Otávio Montanha Endrici, Centro de Ensino Superior do Paraná

Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor do Departamento de Administração do Centro de Ensino Superior do Paraná.

Cristiane Vercesi, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Professora Adjunta do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Downloads

Publicado

2009-01-13