Uma metodologia multicritério (MCDA-C) para apoiar o gerenciamento do capital intelectual organizacional

Autores

  • Sandra Rolim Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernando Nitz de Carvalho Centro Universitário Municipal de São José
  • Alessandra Vasconcelos Gallon Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leonardo Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Nas duas últimas décadas, o capital intelectual (CI) emergiu como fator crucial para a competitividade organizacional. Nesse contexto, a necessidade do gerenciamento do CI tem sido destacada na literatura, por meio de abordagens para sua avaliação. Reconhecendo as vantagens dessas abordagens, Schnorrenberger (2005) e Ensslin e Dutra (2007) apontam sua limitação em não atender, simultaneamente, às três etapas do gerenciamento do CI: identificação, avaliação e recomendação de aperfeiçoamento. O objetivo deste trabalho, de caráter exploratório, consiste em construir um modelo de avaliação do CI que englobe seu gerenciamento utilizando a metodologia multicritério para apoio à decisão – construtivista (MCDA-C). Argumenta- se que a proposta conseguiu cumprir a tarefa de identificar os 57 elementos que respondem ao CI da organização pesquisada, avaliando e integrando todos os elementos, possibilitando uma visão global do desempenho e identificando os elementos do conhecimento como os principais responsáveis pelo desempenho nãocompetitivo da organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Rolim Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade e professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Fernando Nitz de Carvalho, Centro Universitário Municipal de São José

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Centro Universitário Municipal de São José.

Alessandra Vasconcelos Gallon, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tutora do Curso de Pós-Graduação a Distância em Controle de Gestão Pública do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Leonardo Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia Industrial e Sistemas pela University of Southern Califórnia. Professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Publicado

2009-01-13

Edição

Seção

Apresentação