Atitudes ante produtos bancários: a visão dos funcionários

Autores

  • Marcelo Vinhal Nepomuceno Concordia University

Resumo

Esta pesquisa verifica a relação entre atitudes ante produtos bancários e variáveis sociodemográficas. Os produtos estudados foram: seguro de automóvel, seguro de vida, seguro residencial, previdência complementar, título de capitalização e consórcio imobiliário. As atitudes são consideradas um processo avaliativo de objetos, que gera uma avaliação positiva ou negativa, envolvendo três componentes (afetivo, cognitivo e conativo), sendo uma ligação entre dois conceitos. Os dados foram coletados juntamente aos funcionários de um grande banco nacional que vendem esses produtos e que se encontram nos pontos-de-venda. A pesquisa contou com 975 questionários válidos com respostas de quase todos os Estados. A escala desenvolvida para a pesquisa demonstrou confiabilidade após as análises fatoriais. Para testar as hipóteses, foram realizadas Regressões Stepwise que indicaram que idade, renda e principalmente gênero são variáveis relevantes para a atitude ante os produtos. Por fim, as contribuições e limitações da pesquisa são apresentadas.

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Biografia do Autor

Marcelo Vinhal Nepomuceno, Concordia University

Mestre em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Doutorando em Administração pela John Molson School of Business da Concordia University, Montreal, Canadá.

Publicado

2009-01-13

Edição

Seção

Apresentação