O contexto social da aprendizagem

Autores

  • Anielson Barbosa da Silva Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a influência do contexto social na aprendizagem gerencial. Existem várias abordagens teóricas para compreender como os gerentes aprendem, e no artigo discutem-se algumas dessas perspectivas, focalizando uma perspectiva interacionista que destaca a interação com o ambiente e o contexto como mediadores do processo de aprendizagem. A aprendizagem gerencial é uma abordagem que surgiu para suprir um gap entre a teoria e a prática da educação e do desenvolvimento gerencial. Existem evidências de que a aprendizagem não é apenas um fenômeno individual, mas coletivo, e que ocorre em um contexto de participação social. Conclui-se que os programas de aprendizagem gerencial devem buscar compatibilizar o desenvolvimento de conhecimentos técnicos vinculados à educação com o desenvolvimento de habilidades gerenciais e a mudança nas perspectivas de significados, por meio da vivência de experiências em situações ricas em aprendizagem, revelando o seu caráter transformador e emancipatório. PALAVRAS-CHAVE Contexto social; Gerente; Aprendizagem; Experiência; Reflexão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anielson Barbosa da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor adjunto I do Departamento de Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Publicado

2008-11-26

Edição

Seção

Apresentação