Excelência no gerenciamento de construção de hidrelétrica de grande porte

Autores

  • Antonio Okabayashi Universidade São Judas Tadeu
  • Marcos Alberto Castelhano Bruno Universidade de São Paulo
  • Roberto Sbragia Universidade de São Paulo

Resumo

Este trabalho verifica a aplicação das práticas gerenciais descritas no PMBOK, na gestão da construção de duas hidrelétricas de grande porte no Brasil. Utilizando o método do estudo de caso, esta pesquisa permitiu a obtenção dos dados práticos referentes a 23 proposições selecionadas do PMBOK. O levantamento de campo, realizado em 2005, ocorreu por observação direta, coleta de documentos, entrevistas estruturadas e abertas. Visando à obtenção de dados sob perspectivas diferentes, foram selecionados para entrevista não só os gestores atuantes nos canteiros de obras dos dois projetos, mas também os executivos da matriz e um consultor. Os resultados atestam que as práticas de gerenciamento adotadas pelos gestores dos dois projetos, caso objeto deste estudo, são aderentes às proposições do PMBOK. Obteve-se também a descrição das práticas de gerenciamento de tempo, custo, comunicação e outras práticas relevantes não contempladas pelo modelo PMBOK. O trabalho permite recomendar que os referenciais relativos a caminho crítico, orçamento e flexibilização das proposições do PMBOK estão entre os aspectos prioritários a serem investigados em futuras pesquisas sobre gerenciamento de projetos. PALAVRAS-CHAVE Gerenciamento de projetos; Excelência em projeto; Construção de hidrelétrica; PMBOK; Projetos complexos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Okabayashi, Universidade São Judas Tadeu

Mestre em Administração pelo Centro Universitário Nove de Julho (Uninove). Professor da Universidade São Judas Tadeu.

Marcos Alberto Castelhano Bruno, Universidade de São Paulo

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Professor visitante na Università Luigi Bocconi (Itália). Pesquisador associado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP).

Roberto Sbragia, Universidade de São Paulo

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP).

Publicado

2008-11-26

Edição

Seção

Apresentação