A sincronização da tomada de decisão estratégica com o planejamento estratégico formal

Autores

  • Walter Bataglia Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Abraham Sin Oih Yu Universidade de São Paulo

Resumo

A dinamicidade do ambiente competitivo pode tornar uma decisão programada no plano orçamentário inviável no período entre a aprovação no planejamento estratégico e o início da implementação. Por outro lado, o aproveitamento de oportunidades pode gerar a necessidade da tomada de uma decisão potencialmente vantajosa não contemplada no plano operacional. O objetivo deste estudo é analisar como as empresas sincronizam a tomada de decisão estratégica com o planejamento estratégico formal. A metodologia utilizada foi o estudo de casos múltiplos. Os casos foram colhidos de quatro agroindústrias do Estado de São Paulo. A análise revelou que as decisões programadas no plano orçamentário são reavaliadas e autorizadas pela alta administração imediatamente antes da primeira alocação de capital. Novas decisões não previstas no plano orçamentário são autorizadas via realocação ou suplementação de verbas. Em ambos os casos, o processo de autorização é centralizado e formal. PALAVRAS-CHAVE Tomada de decisão estratégica; Processo decisório estratégico; Planejamento estratégico; Estratégia organizacional; Administração estratégica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walter Bataglia, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP). Professor Assistente pelo Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Abraham Sin Oih Yu, Universidade de São Paulo

Livre-docente pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP). Professor Associado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP).

Publicado

2008-11-13

Edição

Seção

Apresentação