Revelando e compreendendo o relacionamento professor-aluno em marketing

Autores

  • Ana Akemi Ikeda Universidade Federal de São Paulo
  • Fátima Cristina Trindade Bacellar Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais

Resumo

Os desafios do magistério são grandes e numerosos apresentando pressões com origens diversas. O objetivo do presente trabalho, de caráter exploratório e natureza qualitativa, é levantar a perspectiva de professores de Marketing em relação aos alunos de diferentes níveis: graduação e pós-graduação. Foram feitas entrevistas individuais em profundidade para a coleta de dados e utilizada a grounded theory para a condução do trabalho e análise dos dados. O estudo conclui que, para os professores que dão aulas em todos os níveis, observa-se uma tendência na preferência pelos alunos de mestrado/doutorado seguido pela graduação e uma reação em geral negativa em relação à forma como a avaliação dos professores é feita e apresentada aos alunos, ainda que como prática seja aprovada pelos entrevistados. Por fim, sugere-se, com base nos relatos dos entrevistados, a implementação da filosofia e dos conceitos de Marketing em sala de aula.

PALAVRAS-CHAVE Marketing; Professores; Alunos; Aprendizagem; Teoria fundamentada.

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Biografia do Autor

Ana Akemi Ikeda, Universidade Federal de São Paulo

Professora Doutora e Livre-Docente em Marketing da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade Federal de São Paulo (FEA-USP).

Fátima Cristina Trindade Bacellar, Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais

Professora Doutora em Marketing pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade Federal de São Paulo (FEA-USP). Professora de Marketing do IBMEC/RJ.

Publicado

2008-11-13

Edição

Seção

Apresentação