Collective experience of inclusion, diversity, and performance in work groups
Palavras-chave:
Inclusão, Diversidade, Grupos de Trabalho, Desempenho do Grupo, Psicologia Organizacional.Resumo
Este trabalho teórico se refere aos efeitos interativos presumidos da inclusão e diversidade do grupo de trabalho no seu desempenho. Com base na teoria e pesquisa anterior sobre inclusão no nível individual, propõe-se o construto experiência coletiva de inclusão, grau no qual membros de um grupo sentem-se valorizados, engajados e abeis a se expressar autenticamente dentro do grupo de trabalho tanto como indivíduos, como membros de grupos com identidade múltipla. Propõe-se que a experiência coletiva de inclusão é positivamente associada com indicadores de desempenho do grupo de tal forma que esta relação seja moderada pela diversidade do grupo. O aumento da diversidade aumenta os efeitos positivos da experiência coletiva de inclusão no desempenho. Finalmente, propõe-se que a variação no grau em que os indivíduos experimentam inclusão no grupo, medido a partir de um índice de dispersão da experiência de inclusão, irá também moderar esse efeito, atenuando os efeitos interativos positivos da experiência coletiva de inclusão e diversidade sobre o desempenho.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à RAM. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista de Administração do Mackenzie (RAM) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A partir de 01 de julho de 2015 a RAM adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a RAM endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto) como são o PLoS, eLife, Biomed Central, Hindawi, entre outros.
4. A RAM poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na RAM (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.