Mensuração e registro dos custos da qualidade: uma investigação da prática e da percepção empresarial

Autores

  • Marcos Antonio de Souza Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Elisandra Collaziol Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Cláudio Damacena Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palavras-chave:

Custos, Qualidade, Certificação, Análise Fatorial, Percepção Gerencial.

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar a efetiva utilização de práticas de contabilidade direcionadas à mensuração e registro dos custos da qualidade (CQ), incluindo avaliar a percepção dos gestores quanto a importância desse procedimento. A população é formada por empresas cadastradas no Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade da Grande Porto Alegre. Utilizou-se questionários para coleta de dados e da estatística descritiva e da análise fatorial para análise. Verificou-se a baixa adoção das práticas pelas empresas, as quais, na sua maioria, privilegiam o uso de indicadores físicos e não-financeiros ou de controles paralelos à contabilidade. Elas consideram que esses indicadores são suficientes para avaliar o impacto financeiro da qualidade. Os fatores psicográficos subjacentes formados pelos gestores sobre a mensuração e registro dos CQ também não foram satisfatórios. Assim, com base no conteúdo da literatura que trata do tema, há ainda muito a avançar nessas empresas quanto aos procedimentos contábeis de mensuração e registro dos custos da qualidade. De uma forma geral, e onde foi possível analisar, os resultados são corroborados por pesquisas internacionais similares sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antonio de Souza, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Elisandra Collaziol, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professora da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Cláudio Damacena, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor em Ciências Econômicas Empresariais pela Faculdade de Ciências Econômicas Empresariais da Universidade de Córdoba, Espanha. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2010-04-15

Edição

Seção

Finanças Estratégicas