“DE FRENTE PRO CRIME”: cultura organizacional e socialização dos peritos ingressantes no Departamento de Criminalística do Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul

Autores

  • Neusa Rolita Cavedon Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Perícia, Cultura Organizacional, Socialização, Etnografia, Concurso.

Resumo

A pesquisa objetivou verificar como determinados aspectos da cultura organizacional do Departamento de Criminalística são transmitidos aos neófitos através do curso de formação de peritos; quem são esses ingressantes; qual a significação que o curso e as futuras atividades a serem desenvolvidas possuem para eles. Os dados foram obtidos mediante o fazer etnográfico, tendo por técnicas a observação participante realizada através da participação da pesquisadora no módulo Local de Crime contra a Vida, realizado de maio a junho de 2009, consulta a materiais documentais, aplicação de um questionário de perguntas abertas a 29 alunos. A análise dos dados seguiu os preceitos da etnografia que preconiza o diálogo entre o êmico, o ético e os teóricos referenciados. Os resultados apontam uma ênfase em determinados aspectos presentes na atuação dos peritos, a saber: responsabilidade, dedicação, a impossibilidade de cometer erros, que se por um lado, trazem uma contribuição positiva ao reforçar a importância do papel a ser desempenhado, por outro, geram angústia e medo nos ingressantes em face da inexperiência deles, levando a uma tensão que pode ser prejudicial ao exercício profissional. Contudo, o estigma inerente a atuação dos peritos ficou dentre os não ditos e só será verificado pelos ingressantes quando de suas atuações no dia a dia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neusa Rolita Cavedon, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGN). Professora da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2010-05-05

Edição

Seção

Gestão Humana e Social